O PROTAGONISMO DA MULHER NA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE PROPRIEDADES RURAIS PRODUTORAS DE TABACO

Autores

Resumo

O artigo teve como objetivo analisar a gestão econômico-financeira em propriedades rurais produtoras de tabaco localizadas em Rio Pardo/RS e compreender o papel do protagonismo da mulher neste processo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória. Os dados foram coletados através de questionários aplicados em membros da família de sete propriedades rurais produtoras de tabaco. Caracterizou-se as propriedades rurais, o perfil sociodemográfico da unidade familiar, descreveu-se as etapas da produção do tabaco e verificou-se as práticas de gestão econômica e financeira que compõem a rotina do produtor rural. Os resultados apurados apontaram que três propriedades realizam a gestão econômico-financeira evidenciada, obtendo seu controle, organização e planejamento. Com isso determinam a quantidade de capital que é investido na plantação do tabaco e seu respectivo retorno, com menor chance de falhas. Quanto ao protagonismo das mulheres, verificou-se que a habilidade de liderar e agilidade nas tomadas de decisões são características delas, transformando-se em gestoras eficientes. Nas propriedades rurais a gestão econômico-financeira é realizada pelas mulheres, além de serem responsáveis pela realização das atividades domésticas. Há todo envolvimento na execução das etapas da produção do tabaco, ou seja, participam de todos os processos que envolve a propriedade. Por fim, os achados permitem concluir que a gestão econômica e financeira da propriedade rural é de máxima importância, pois reflete diretamente nos resultados da propriedade e a mulher é a protagonista neste processo nos casos analisados.

Biografia do Autor

  • Fernando Batista Bandeira da Fontoura, UNISC
    Pós- Doutor em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa em planejamento territorial e dinâmicas de mercado. Doutor em Desenvolvimento Regional- Organizações e Mercados, pela Unisc (2019), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas- EBAPE-FGV RJ, em (2009). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002), MBA em Administração e especialista em Gestão empresarial. Diretor da Controler Assessoria Empresarial. Experiência em consultoria organizacional na área de estratégia, desenvolvimento organizacional , métodos de custeio com ênfase na escolha da metodologia de custeio e a necessidade informacional da organização e gestão de unidades familiares. Interesse em pesquisas nas seguintes áreas: custos industriais, gestão estratégica de custos, custos e controles na atividade agropecuária, teoria das restrições, desenvolvimento e avaliação de desempenho empresarial, controladoria empresarial, teorias e epistemologias em gestão, tomada de decisões, gestão social,desenvolvimento organizacional e regional. Pesquisador do grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional do PPGDR UNISC-RS, projeto de pesquisa sobre tecnologia da informação e controles na atividade rural, e Desenvolvimento Organizacional Multidimensional. Atuação como docente na Fargs, FGV, na Unisc e professor convidado da UCS, FAHOR, FABE, UFN, UNILASSALE, Unijuí em cursos de especialização e MBA. Docente vinculado ao departamento de gestão de negócios e comunicação da UNISC e do programa de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional da Unisc, atuando na linha de pesquisa " organizações, mercados e desenvolvimento". Estágio Pós- doutoral na Unijuí atuando na grande área gestão pública e organizações.
  • Mariéli Helfer Gehring, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2023 - 2024) - Bolsista CAPES, modalidade I. Pós-graduada em Gestão Rural pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2023), possui especialização MBA Executivo em Economia e Gestão de Agronegócios (2022) pela Faculdade Dom Alberto e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2021). Tem experiência em contabilidade. 
  • Cidonea Machado Deponti, UNISC
    Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM (1999), Mestrado em Integração Latino-Americana, 2001, pelo Programa de Pós-Graduação em Integração Latino-Americana da UFSM; Especialização em Desenvolvimento Rural e Agroecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, convênio EMATER/RS-ASCAR (2001); Doutorado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, 2010; Intercâmbio acadêmico, 2000, junto ao Campus de Lugo, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Tem experiência na área de Economia do Desenvolvimento, Sociologia do desenvolvimento, Desenvolvimento rural, regional e territorial, com ênfase nos seguintes temas: extensão rural, planejamento, indicadores de sustentabilidade, integração econômica, agricultura familiar, diversificação produtiva, arranjos produtivos locais, agroindústrias. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior- PDJ (CNPq/UFRGS) no período de abril de 2011 a março de 2012. Atualmente é Docente e Pesquisadora Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS. Editora da Revista REDES. Diretora Sul da RETE. 
  • Luis Carlos Alves da Silva, UNISC
    Doutorando em Desenvolvimento Regional na Linha de Pesquisa Organizações, Mercado e Desenvolvimento no PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul (2022). Mestre em Administração na área de Gestão Estratégica de Marketing no PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul (2019). MBA Executivo em Gestão de Pessoas - Faculdade Unyleya (2018). Graduado em Administração pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2015). Gestor Comercial, Universidade de Santa Cruz do Sul. Consultor pela Controler Assessoria Empresarial. Experiência em Gestão de Estoques, Planejamento Estratégico, Gestão Comercial Segmento Indústria/Educação, Gestão de Campanhas de Marketing Online/Offline. Atua como docente no Centro de Educação Profissional UNISC, e professor convidado da UNISC em cursos de especialização e MBA; UNESC MBA.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-01-17