PLANEJANDO CIDADES PARA TEMPOS DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: UTILIZANDO OS SABERES DOS POVOS ORIGINÁRIOS

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Ageu Moura da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Resumo

Em uma época onde o desenvolvimento ainda atrela-se muito a uma ideia de progresso, parece difícil para as pessoas conceberem visões de desenvolvimento voltadas às formas mais tradicionais de saberes e fazeres, como aquelas dos povos tradicionais. Neste sentido, buscamos, por meio deste trabalho, mostrar como os saberes de povos originários brasileiros podem beneficiar o planejamento das cidades e auxiliar numa melhoria de qualidade de vida para toda uma população urbana por meio do entendimento natural dos espaços utilizados. A pesquisa para este texto nasceu de nossa compreensão sobre os espaços urbanos e suas relações com os saberes dos povos indígenas que habitavam as áreas hoje urbanizada. Utilizamo-nos de dois exemplos que vemos como relevantes de serem colocados em discussão: um caso na cidade do Rio de Janeiro/RJ e outro na cidade de Araguaína/TO. Nossa análise foi qualitativa e baseada em uma bibliografia que conseguisse dar conta de nossa linha de pensamento e discussão. Os resultados deste escrito revelam que aqueles que pensam o planejamento urbano das cidades podem beneficiar muito as pessoas que habitam as cidades se levarem em conta os saberes dos povos indígenas que viviam naqueles espaços quando ainda “despovoados”. Muitas das questões levantadas aqui nascem a partir de nossas leituras e discussões junto ao Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais – PPGDire, da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, campus de Araguaína.

Biografia do Autor

  • Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

    Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: walace@uft.edu.br

  • Ageu Moura da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
    Graduado em Psicologia, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT). Professor da FACDO/Araguaína.

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Publicado

2024-01-09