EXPECTATIVA E PERCEPÇÃO SOBRE QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ

Nereu Antonio de Costa Junior, Maria de Lourdes Bernartt, Cristiane Maria Tonetto Godoy

Resumo


O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a qualidade dos serviços prestados por uma cooperativa da agricultura familiar a seus cooperados na região Sudoeste do Paraná, tendo como metodologia a aplicação do método SEVQUAL. Desse modo, foram entrevistados 48 cooperados a fim de calcular a diferença (GAP) entre a média da percepção e a média da expectativa de cada questão e cada dimensão, assim como obter a ordem das questões por prioridade/criticidade do nível de satisfação e o grau de importância de cada dimensão. Os resultados mostram um quadro positivo, indicando que a cooperativa pesquisada atinge a sua função no que diz respeito aos serviços prestados aos cooperados. Entre as dimensões da qualidade, a única que apresentou um GAP negativo foi Confiabilidade, muito próximo da média (-0,10), sendo que as demais (Capacidade de Resposta, Segurança, Tangibilidade e Empatia) mostraram resultados positivos. O trabalho destaca a necessidade de realizar melhorias pontuais, como qualificar a gestão de relacionamento com os cooperados e ampliar a participação dos sócios nas decisões da cooperativa. Por fim, sugere a aplicação de outras ferramentas da qualidade a fim de sugerir melhorias e analisar possíveis benefícios.

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ISSN 2447-4622