DÉFICIT HABITACIONAL DE JOINVILLE: Um comparativo com o valor estimado e o valor calculado para o ano de 2022.

Autores

  • Tereza Cristina Silvério Couto UTFPR
  • Simone Aparecida Polli UTFPR

Resumo

O presente artigo trata sobre o déficit habitacional no município de Joinville. O déficit habitacional é um indicador que estima a falta de habitação ou sua condição inadequada/insalubre de moradia. Ele é calculado a nível nacional pela Fundação João Pinheiro (FJP) desde 1995 e tem como papel atual dimensionar a quantidade de moradias incapazes de fornecer direitos de acesso à infraestrutura e condições básicas de moradia à população. No município de Joinville, através do Plano de Habitação de Interesse Social - PHIS de julho/2010 foi calculado o déficit habitacional e feito as estimativas para a década seguinte. Este artigo demonstra os dados do déficit habitacional de Joinville conforme calculado nos anos de 2010 e o comparativo com o cálculo atual - tendo como base o CAD Único e traçando uma linha com a fila habitacional do município através do cadastro das famílias na Secretaria de Habitação.

Biografia do Autor

  • Tereza Cristina Silvério Couto, UTFPR
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Atualmente é diretor executivo da Prefeitura Municipal de Joinville. É mestrando no Curso de Planejamento e Governança Pública na UTFPR.
  • Simone Aparecida Polli, UTFPR
    Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. É agente titular da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Foi docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design na Universidade Cruzeiro do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Urbanismo. Participou como sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem 18 anos de experiência com trabalhos técnicos na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: habitação, paisagismo, conflitos, meio ambiente, urbanismo e planejamento urbano

Downloads

Publicado

2024-01-09

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território