O PAPEL DO GRUPAMENTO MARÍTIMO DE SAQUAREMA NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO DE DESASTRES AMBIENTAIS - ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ATUAÇÃO NO PIOR DESASTRE AMBIENTAL DA HISTÓRIA DE PETRÓPOLIS/RJ

Autores

  • Fábio José Custódio Universidade Federal Fluminense
  • Adriana dos Reis Monteiro
  • Diná Andrade Lima Ramos

Resumo

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR), com base no Banco de Dados Internacional do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Desastres (EM-DAT CRED), desastres hidrológicos são os que mais atingem as regiões, assumindo a liderança no número de vítimas fatais, quando comparados aos demais tipos de desastres naturais. Nessas circunstâncias, no ano de 2022, o município de Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, sofreu o pior desastre ambiental da sua história, quando uma forte chuva, seguida de deslizamento de terra, vitimou mais de 230 pessoas, além de deixar centenas de desabrigados. Assim, o Grupamento Marítimo de Saquarema foi acionado para que, de forma voluntária, fosse prestar socorro e ajuda humanitária ao município, que ainda buscava por desaparecidos nos rios da cidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo de mostrar a importância de Grupamentos Marítimos atuarem junto à construção de Políticas Públicas de prevenção de desastres naturais. Para isso, foi apresentada a nota da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que afirmou que, se as pessoas soubessem nadar, poderiam ter sobrevivido ao desastre. Através desta pesquisa pode ser evidenciando que o profissional de Educação Física pode desempenhar papel fundamental na preparação de indivíduos para as práticas de natação em todos os níveis de ensino. Sendo assim, é de suma necessidade a inclusão de ferramentas relacionadas à educação física preventiva no ambiente escolar, bem como a capacitação dos profissionais para um efetivo ensino e promoção do desenvolvimento desta análise.

Biografia do Autor

  • Fábio José Custódio, Universidade Federal Fluminense
    Educador Físico, Mestrando no Programa de Pós Graduação em Segurança e Defesa Civil, Guarda Vidas no Grupamento Marítimo de Saquarema
  • Adriana dos Reis Monteiro
    Engenheira Florestal (UFRRJ), Mestre em Enegnahria de Transportes (IME), Especialista em Desastres Ambeintais no âmbito da Engenharia de Defesa (IME), aluna de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra da Universidade Federal Fluminense.
  • Diná Andrade Lima Ramos
    Economista (UFRRJ), Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE)/IBGE, Demografia, Professora Adjunta da UFRRJ, Doutora em Ciência, Tecnologia e Inovação em Políticas Públicas para o meio rural no PPGCTIA/UFRRJ. Coordenadora do Laboratório Cidadãos Conectados com As Instituições Locais Pelo Desenvolvimento Sustentável (LCIDS)/UFRRJ, Pesquisadora do Programa de Ensino Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento territorial politicas públicas PEPEDT/UFRRJ.

Downloads

Publicado

2024-01-30