AGROINDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE E SISTEMAS AGROALIMENTARES REGIONAIS: a cadeia produtiva do arroz vermelho no território Sertão do Apodi (RN)

Autores

Resumo

O objetivo é analisar a cadeia produtiva da Rizicultura no território da cidadania Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte, considerando a sua importância na estruturação como sistema agroalimentar regional, especialmente por integrar à agricultura familiar com a agroindústria de pequeno. Como metodologia foi definida como unidade de análise a unidade de beneficiamento do arroz vermelho, analisada a partir da sua relação com os mercados acessados. Quanto à coleta dos dados, foi realizada uma pesquisa com 364 agricultores familiares produtores e em 6 unidades de beneficiamento de arroz vermelho, ou agroindústria de pequeno porte, localizadas nos municípios de Apodi e Felipe Guerra, no território da Cidadania Sertão do Apodi. Reconhece-se que políticas territoriais específicas para o meio rural têm fomentado iniciativas de agroindústria de pequeno porte, trazendo a ideia de produção de novidades no âmbito da agricultura familiar. Como resultado, foi identificada a estruturação de um sistema agroalimentar regional a partir da cultura do arroz vermelho, com possibilidades de ampliação da produção de novidades e da construção de mercados na agricultura familiar.

Palavras-chave. Agricultura familiar, Agroindústria de pequeno porte, Cooperativas, Mercados.

Biografia do Autor

  • Emanoel Marcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AE - Administração, Contabilidade e Economia.
  • Samara De Melo RAMALHO, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    Economista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPE/UERN). Doutoranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Carla Camila Gomes FREITAS, Universidade Estadual do Ceará (UECE)
    Geógrafa. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES/UERN). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE).
  • Genivalda Cordeiro da COSTA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
    Economista. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (MAER/UFC). Professora do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

Downloads

Publicado

2024-01-09