AGRICULTURA FAMILIAR NA ERA DIGITAL: FEIRAS ORGÃNICAS E MERCADOS VIRTUAIS, CAMINHOS PARA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 

Autores

  • Nelly Marissa Guerra Pisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco - PR
  • Carla Todescatto Gheller Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco - PR
  • Janaína De Castro Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
  • Miguel Angelo Perondi Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Resumo

O artigo aborda a agricultura familiar no contexto da era digital, com enfoque nas feiras orgânicas e mercados virtuais. Discute como essas inovações têm impulsionado a sustentabilidade e a inovação no setor, promovendo maior proximidade entre produtores e consumidores. O estudo analisa os desafios enfrentados pelos agricultores familiares, como o acesso limitado à internet e à energia elétrica, e explora as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais, como o uso de plataformas de comércio eletrônico e aplicativos de mensagens. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com agricultores de feiras orgânicas na UTFPR-Pato Branco. Os resultados mostram que os mercados digitais oferecem oportunidades significativas de desenvolvimento sustentável e aumento de renda, mas requerem políticas públicas que ampliem o acesso a infraestrutura e capacitação tecnológica. 

Biografia do Autor

  • Nelly Marissa Guerra Pisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco - PR

    Graduada em Economia na facultade da Ciências Economicas pela Universidad Nacional de San Martín - UNSM (2013), Campus Morales-SM-Perú. Atualmente é mestrada do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional na UTFPR Pato Branco PR. É bolsista da CAPES e está desenvolvendo seu projeto nas areas de desenvolvimento e sustentabilidade com ênfase na agricultura familiar, agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável.

  • Carla Todescatto Gheller, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco - PR
    Carla Todescatto Gheller possui graduação no curso de Tecnologia em Controle de Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). É formada em Letras Português através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2012). Graduou-se em Pedagogia no ano de 2022 pela UNIFAEL. É Mestre em Ciências da Tecnologia de Processos Químicos através do PPGTP- Programa de Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, também possui Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela FAVENI e Pós-Graduação em Educação Especial pela Faculdade São Luís. Atualmente trabalha como docente efetiva na Prefeitura de Vitorino Paraná. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional na UTFPR Pato Branco PR. É bolsista da CAPES e está desenvolvendo seu projeto sobre Mercados alimentares, agricultura familiar e políticas públicas: MERCADOS ALIMENTARES E POLÍTICAS PÚBLICAS: PAPEL DO PNAE NA COMERCIALIZAÇÃO DIGITAL E FÍSICA DA AGRICULTURA FAMILIAR.
  • Janaína De Castro Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
    Graduada e Pedagogia, Especialização na área da Educação Especial com ênfase em Libras. Intérprete de Libras na UTFPR/PB , desde 2013. Professora Intérprete de Libras pela SEED ( PSS 2002 -2014 e QPM 2014- até  hoje). Mestranda do PPGDR , desenvolvendo o projeto na área da reserva de vagas para alunos com deficiência.
  • Miguel Angelo Perondi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco
    Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil) desde 1994. Agrônomo (UFPR), Mestre em Administração (UFLA) e Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Pesquisador visitante do Institute of Development Studies (IDS) da University of Sussex (UK) em 2006. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR entre 2013/15. Bolsista produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária entre 2013/2015. Pós-doutorando no Department of Economics at University of California, Riverside, entre 2016/17. Editor chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural da SOBER, entre 2017/21. Temas de interesse em pesquisa e orientação: Agricultura familiar; Agroindústria familiar; Cadeias curtas de comercialização; Consumo sustentável; Cooperativismo; Diversificação econômica; Estratégias de investimento; Estratégias de superação da pobreza; Desenvolvimento Humano; Avaliação de políticas públicas; Economia Institucional; Sistema agroalimentar; Segurança alimentar e nutricional; História do desenvolvimento local e/ou regional.

Downloads

Publicado

2025-11-18