EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS SUBSEQUENTES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DOS IMPACTOS DE PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS EM CACHOEIRA DO SUL-RS
Resumo
Apesar dos preconceitos históricos, o ensino técnico profissional tem se tornado mais relevante no Brasil, constituindo um campo em disputa no Rio Grande do Sul. Diversas iniciativas no estado buscam reduzir os índices de evasão que historicamente caracterizam esta modalidade de ensino, cujos impactos são relevantes para o desenvolvimento regional e podem contribuir ao programa federal Juros pela Educação. Este trabalho apresenta as principais propostas presentes nesse debate no RS, no período 2011 a 2023, seguindo a Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu. Busca identificar o impacto das intervenções tendo como estudo de caso o município de Cachoeira do Sul, polo de produção agropecuária e de serviços na região central do estado. A pesquisa integra projeto de tese em construção e tem caráter compreensivo e interpretativo – tendo como base a análise documental de decretos, resoluções e pareceres –, e bibliográfico – concentrando-se na análise do essencial da ampla produção científica sobre o assunto no período delimitado. Conclui que mudanças em curto prazo têm gerado incertezas e instabilidade aos envolvidos com a produção da educação profissionalizante. A cada mudança são despendidos esforços no entendimento do que está sendo proposto, na elaboração de novos projetos pedagógicos e na reorganização do ensino, enfraquecendo o que deveria ser uma política de Estado, e não de governos.