PROJETO DE EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL NO RAMO DA INDÚSTRIA FOTÔNICA POR UM INSTITUTO PÚBLICO DE PESQUISA EM ASTROFÍSICA

Autores

  • Douglas Vinicius Vaz Martins Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Márcia Regina de Oliveira Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Mônica Franchi Carniello Universidade de Taubaté - UNITAU

Resumo

Este artigo propõe a formulação das diretrizes e fundamentos de um projeto que visa a exploração do potencial de desenvolvimento tecnológico, inovativo e industrial de sistemas e tecnologias do ramo da indústria fotônica vinculados à expertise técnica acumulada por um instituto público de pesquisa em astrofísica - em especial na capacidade de fabricação de aparelhos de instrumentação científica em espectrografia infravermelha de alta resolução. Em linhas gerais, a fotônica é o campo da ciência e da tecnologia dedicado a estudar os fenômenos associados à luz, tais como geração, detecção, transmissão, manipulação, emissão, modulação e amplificação da onda eletromagnética. Apesar da rigidez burocrática que estão sujeitas as organizações públicas subordinadas ao Direito Administrativo brasileiro, muitas possibilidades se abriram com o advento do arcabouço legal que regulamenta as atividades de ciência, tecnologia e inovação no país, favorecendo a elaboração de projetos estratégicos governamentais entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s) com atores do ambiente produtivo. Diante disso, o projeto proposto neste trabalho foi construído com base na metodologia de planejamento estratégico governamental (orientado para o gerenciamento de projetos) em três etapas organizacionais: (a) análises; (b) diretrizes; (c) estratégias. O delineamento da estratégia organizacional para a sua viabilização foi construída a partir de cinco dimensões básicas: (a) definição do eixo temático (técnico-tecnológico) do projeto; (b) apoio, amparo e maturidade institucional no nível de ministério/Governo Federal para fomento a projetos do campo temático escolhido; (c) fontes de financiamento e estratégia de viabilidade financeira; (d) modelo de governança, atores e parcerias potenciais; (e) estratégia e dinâmica de inovação a serem adotadas. O instituto público de pesquisa objeto deste estudo tem sua atuação delimitada por um arcabouço jurídico-institucional amparado em princípios constitucionais rígidos, em que os processos decisórios só são considerados válidos somente com previsão legal que fundamente tais atos administrativos. A gestão de projetos de inovação e de política industrial pela instituição pesquisada é fortemente delineada por essa estrutura, o que confere um objeto de estudo complexo e multifacetado. Entretanto, o domínio tecnológico do laboratório em questão, somado a maturidade institucional (tanto interna quanto ao nível ministerial) de apoio a projetos de inovação, aliado a necessidade de se estimular uma indústria nacional vinculada à cadeia de valor do ramo fotônico, confere legitimidade e justificação social ao projeto, e habilita a adesão da instituição em programas de política industrial.    

Biografia do Autor

  • Douglas Vinicius Vaz Martins, Universidade de Taubaté - UNITAU

    Doutorando em Planejamento e Desenvolvimento Regional - Programa de Pós-Graduação em Administração do Departamento de Gestão e Negócios da Universidade de Taubaté.

    Linha de Pesquisa: Planejamento, Território e Desenvolvimento Regional

        
  • Márcia Regina de Oliveira, Universidade de Taubaté - UNITAU
    Doutora em Planejamento Urbano e Regional (UNIVAP, 2021); Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU, 2007); Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Desenvolvimento Organizacional (INPG/UNITAU, 2000) e em Tecnologias em Educação a Distância (UNICID, 2015); Bacharel em Administração. (UNIMODULO, 1998). É professora das disciplinas Gestão Estratégica de Pessoas e Talentos e de Gestão por Competências na graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU). Atua, também, como professora nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Gastronomia da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), lecionando as disciplinas Recursos Humanos I e II, Gestão de Pessoas, Administração Básica e Evolução do Pensamento Administrativo. Atuou como Coordenadora dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Gestão Comercial e Logística, na modalidade de Educação a Distância e como membro do NDE dos Cursos da área de Gestão e Negócios, na modalidade a distância na Universidade de Taubaté - UNITAU (2012 a 2019). Atuou como membro da Gestão Compartilhada do Núcleo de Educação a Distância NEAD/UNITAU (2020 a 2021). Atuou como Coordenadora Pedagógica (2020 a 2022). Atua como professora e pesquisadora no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) e como professora e pesquisadora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação da mesma instituição. Compõe a Comissão Geral de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU). É membro da Comissão de Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação de Gestão e Negócios - CDPG-GEN. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação a Distância do NEAD/UNITAU. Diretora-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da UNITAU - Fapeti. Membro da Comissão Assessora de Área do ENADE 2018 e 2022 no INEP - MEC. Atuou como Assessora de Gestão na Petrobras-REVAP de 2004 a 2012.  
  • Mônica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté - UNITAU
    Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), pós-doutorado pela Universidade Metodista (2010) e pós-doutorado pela Universidade do Minho - Portugal (2015). É professora titular da Universidade de Taubaté, onde atua no Departamento de Comunicação Social, no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e no Mestrado e Doutorado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional; e da Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba (FATEC). Atualmente é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e desenvolvimento regional, abordagem territorial do desenvolvimento, comunicação e espaço urbano, comunicação pública e governamental. 

Downloads

Publicado

2025-11-18