SETORES CRIATIVOS DA ECONOMIA NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relevância das empresas dos Setores Criativos na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com atividade exploratória. Foi realizado um levantamento das empresas dos Setores Criativos instaladas nos municípios da RMVPLN, utilizando as informações da base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2022. Os resultados demonstram que os setores criativos vêm ganhando relevância na região, com 145.959 empresas, destacando-se no Vale do Paraíba a participação dos municípios de São José dos Campos (28,9%), Taubaté (10,8%) e Jacareí (7,5%) e, no Litoral Norte, os municípios de São Sebastião (9,8%), Caraguatatuba (9,1%) e Ubatuba (7,6%). Espera-se que essa análise possa fomentar debates e reflexões voltados para modelos de negócios contemporâneos, considerando a nova ordem mundial, em que o local regional, diferenciado em cultura e identidade, se sobrepõe ao global. 

Biografia do Autor

  • Mario Celso Felippe, UNITAU e FATEC
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional - UNITAU. Doutor em Desenvolvimenro Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Professor de Gestão de Projetos - FATEC. Pós-Doutoramento (em andamento) na Universidade de Taubaté.
  • Mônica Franchi Carniello, UNITAU e FATEC.
    Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), pós-doutorado pela Universidade Metodista (2010) e pós-doutorado pela Universidade do Minho - Portugal (2015). É professora titular da Universidade de Taubaté, onde atua no Departamento de Comunicação Social, no Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional e no Mestrado e Doutorado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional; e da Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba (FATEC). Atualmente é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

GT1: Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território