ASSEMBLEIA CIDADÃ DELIBERA MORATO: VAMOS FALAR SOBRE PARTICIPAÇÃO POPULAR?

Autores

Resumo

O desenvolvimento de uma localidade ocorre quando os seus pressupostos orientam-se para a promoção do bem-estar da população, podendo ser viabilizado por meio da gestão social, que visa a participação das pessoas. Este artigo tem como objetivo analisar um processo de participação popular que fundamentou decisões públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida de uma comunidade, à luz da Escada de Participação Cidadã de Arnstein (1969). O estudo toma como referência o caso do município de Francisco Morato/SP, que instituiu a iniciativa “Assembleia Cidadã Delibera Morato”. Metodologicamente, classifica-se como um estudo qualitativo, descritivo, e estudo de caso, com a coleta de dados realizada a partir de uma análise em documentos e por entrevista semiestruturada com a gestora de Francisco Morato/SP das gestões 2017/2020 e 2021/2024 e com a secretária adjunta do meio ambiente deste município. A análise seguiu categorias a priori derivadas do referencial teórico, com base nos fundamentos metodológicos de Gil (2024) para estudos de caso. A “Assembleia Cidadã Delibera Morato” promoveu escutas junto à população do município, resultando na elaboração de um documento sobre o tema “Saneamento Básico: destinação do lixo”. As propostas oriundas desse processo subsidiaram a implementação de ações e programas públicos a partir de 2023. Constatou-se que essa forma de participação configura-se no nível de “poder cidadão” da tipologia proposta por Arnstein (1969), evidenciando um avanço significativo no protagonismo popular na gestão pública local.

Biografia do Autor

  • Raquel Carine Matz Gutknecht, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
    Graduada em administração pela Unijuí; especialista em gestão de pessoas pela FAL; mestre em desenvolvimento regional pela Unijuí; doutoranda em desenvolvimento regional pela Unijuí
  • Adriane Fabricio, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
    Doutora em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (PPGA/UFSM - 2016/2020); mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM - 2013); especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos (SETREM); graduada em Administração (SETREM - 2009).
  • Renata Torres de Sene, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
    Graduada em Gestão e Administração Pública; especialista em Administração de Projetos Sociais e Psicopedagogia; e mestre em desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2025-11-18