TURISMO RURAL EM VALE DO SOL/RS: POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

Autores

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o turismo rural como estratégia de desenvolvimento sustentável no município de Vale do Sol/RS, localizado na região central do Rio Grande do Sul, no Vale do Rio Pardo. A partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, o estudo busca compreender como o turismo rural, articulado com a agricultura familiar e as expressões culturais locais, pode contribuir para a valorização do território, o fortalecimento da economia regional e a permanência das famílias no campo. O trabalho insere-se no debate sobre desenvolvimento regional, considerando as múltiplas dimensões sociais, econômicas e culturais envolvidas nas dinâmicas territoriais. Dialoga diretamente com as discussões do GT4 do XII Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento Regional, ao abordar temas como cadeias curtas de produção e comercialização, novas ruralidades, abastecimento agroalimentar, redes de cooperação e políticas públicas voltadas ao meio rural. O turismo rural em Vale do Sol revela-se uma prática emergente com potencial de gerar renda, dinamizar o campo e fortalecer vínculos identitários e comunitários. Contudo, ainda enfrenta desafios estruturais, demandando planejamento estratégico, apoio institucional e articulação entre diferentes atores locais para consolidar-se como vetor de desenvolvimento local e regional.

Biografia do Autor

  • Marieli Elena Muller, UNISC
    Formada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.. Participou do projeto de pesquisa "Educação Clandestina e Traição: uma história da educação dos comunistas no Brasil da Guerra Fria" liderado pelo professor Éder da Silva Silveira, veiculado à linha de pesquisa "Educação, trabalho e emancipação" do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que foi bolsista Puic Unisc/ voluntária da Universidade de Santa Cruz do Sul. Possui pós-graduação em Gestão Rural e História da alimentação e patrimônio cultural, ambos cursados na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e possui pós-graduação em História e cultura Afro-Brasileira pela faculdade dom Alberto. Atualmente é mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e Linha de Pesquisa é: Estado, Instituições e Democracia. Participa do Grupo de estudos e pesquisas sobre Democracia e Políticas Públicas com coordenação da Professora Claudia Tirelli.

    TURISMO RURAL EM VALE DO SOL/RS: POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

  • Francieli Ester Muller, Unisc
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), na condição de bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2023). Pós-graduada em Auditoria e Gestão em Serviços de Saúde pela Faculdade Dom Alberto / RS (2021). Enfermeira Graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC / RS (2020). Atualmente, integra a equipe editorial, atuando também como avaliadora da Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde (RIPS). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador (GIEPEST). E-mail: francieliestermuller@gmail.com. Registro ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6607-3072
  • Claudiana Y Castro
    Possui Graduação em Turismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003) e Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2007).
  • Enilda Carvalho
    Secretária de agricultura, meio ambiente e turismo

Downloads

Publicado

2025-11-18