CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Tayná Kauãni Soares Goltz Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Louise de Lira Roedel Botelho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Paola Vogt Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

Este artigo analisa o processo de implementação da curricularização da extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos de Administração, conforme estabelecido pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, que determina a inserção de, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos de graduação em atividades extensionistas. A partir de uma abordagem qualitativa, foram utilizadas fontes secundárias e referencial teórico como forma de subsidiar as práticas adotadas por diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) para integrar ações extensionistas ao currículo. Os resultados apontam avanços significativos na valorização do protagonismo estudantil e na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, mas também revelam desafios relacionados à adaptação dos PPCs, à formação docente e à gestão das atividades extensionistas. Conclui-se que a curricularização da extensão nos cursos de Administração representa uma oportunidade de ressignificação da formação acadêmica, promovendo maior aproximação com a realidade social e o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas contemporâneas do mercado e da sociedade. Com este trabalho, espera-se que o debate sobre a curricularização da extensão universitária continue em enfoque, principalmente no tocante a formação de egressos e seu papel na comunidade.

Biografia do Autor

  • Tayná Kauãni Soares Goltz, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Acadêmica do curso de Administração, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.
  • Louise de Lira Roedel Botelho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Doutora e Pós-Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP/UFFS) e Coordenadora do curso de Administração da UFFS - Campus Cerro Largo. Professora permanente do PPGDPP e do Profiap/UFFS - Campus Chapecó. Lidera projetos voltados ao cooperativismo, inovação e políticas públicas em saúde. Coordena a Incubadora Tecnológica e Social (ITECS) e o Laboratório de Gestão do Conhecimento (LabGC), integrando ainda a AGIITEC e o Comitê Assessor de Pesquisa (CAP).
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ). Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC). Professor Associado, Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGDPP/UFFS), Campus Cerro Largo-RS.

  • Paola Vogt, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
    Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bacharel em Administração pela UFFS. Assistente em Administração na UFFS, Campus Cerro Largo-RS.

Downloads

Publicado

2025-11-18