DO ALGODÃO À INDÚSTRIA TÊXTIL E CONFECCIONADO NA BAHIA

Autores

Resumo

 

O trabalho tem por objetivo discutir a produção do algodão baiano, mostrando o potencial do estado, inclusive no que se refere às fibras sintéticas e celulósicas, para propiciarem o incremento da industrialização têxtil e confeccionados na Bahia. Discorre, de modo panorâmico, sobre a introdução da cotonicultura no período colonial brasileiro até os dias atuais, mostrando as relações do comércio nacional e exterior do algodão e têxteis, apontando, sempre, para as condições vantajosas e oportunas que se apresentam no momento e que permitem a Bahia se inserir neste mercado. Conclui propondo alternativas que podem consolidar a indústria têxtil e confeccionado no estado.      


Biografia do Autor

  • Valter Bastos Cunha Filho, Universidade Salvador - UNIFACS
    Valter Bastos Cunha Filho, Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (EEMBA), Especialista em Engenharia Ferroviária (UNYLEYA), Graduado em Engenharia Civil (UCSAL) e Teologia (FATIN), Coordenador de Infraestrutura (UFOB).
  • Marilda Socorro Melo, Universidade Salvador- UNIFACS

    Marilda Socorro Melo, Mestre em Administração (UNIFACS), Mestre em Políticas Públicas e Segurança Social (UFRB), Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS), Especialista em Contabilidade Gerencial (UFBA), Especialista em Auditoria Pública (UNEB), Graduada em Ciências Contábeis (UFBA), Professora Universitária (FUNDAÇÃO CAIRU).

Downloads

Publicado

2025-11-18