GESTÃO DE CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS COM ECONOMIA CIRCULAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Luiz Eduardo Souza Evangelista Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Marcela Barbosa de Moraes Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Eduardo Hidenori Enari Universidade de Taubaté (UNITAU)

Resumo

Nos últimos anos vem aumentando de forma significativa o crescimento populacional na área urbana. Esse fenômeno não vem acompanhado de uma organização ou planejamento urbano. Para se ajudar a entender e propor soluções referentes aos desafios, algumas áreas estão sendo estudadas em conjunto. Uma que vem se destacando no desenvolvimento regional é a que abrange Cidades Inteligentes e Cidades Sustentáveis, onde recursos disponíveis na tecnologia da informação estão sendo aplicados visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e aprimorar a eficácia e a sustentabilidade dos recursos. Outra que tem se destacado é a da Economia Circular, nela se utilizam práticas como redução, reutilização, recuperação e reciclagem, tanto de materiais como de energia. A junção desses conceitos surge como uma das soluções para se estabelecer uma perspectiva de apoio para a vida urbana de forma sustentável, podendo surgir assim as denominadas Cidades Circulares, onde a economia circular é aplicada no espaço urbano. Assim, o resultado desse trabalho é o de entregar uma revisão de literatura na área de Gestão de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, aplicando conceitos de Economia Circular nas Cidades Circulares.

Biografia do Autor

  • Luiz Eduardo Souza Evangelista, Universidade de Taubaté (UNITAU)
    Bacharel em Computação Aplicada (UNITAU) e Engenharia da Computação (UNIVESP), Mestre em Ciência da Computação (UNIFESP) e doutorando em Planejamento em Desenvolvimento Regional (UNITAU). Atuação profissional: Engenheiro na EMBRAER e professor na UNITAU e FATEC-SP.
     
  • Marcela Barbosa de Moraes, Universidade de Taubaté (UNITAU)
    Pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA/SP), Doutora em Administração (UNINOVE) e Professora na Universidade de Taubaté
  • Eduardo Hidenori Enari, Universidade de Taubaté (UNITAU)
    Bacharel em Computação Aplicada (UNITAU); Mestre em Computação Aplicada (INPE) e Doutor em Computação Aplicada (INPE). Atuação Profissional: Professor e Pesquisador UNITAU e FATEC.

Downloads

Publicado

2025-11-18