A RECONSTRUÇÃO DO BAIRRO VÁRZEA/NAVEGANTES, EM SANTA CRUZ DO SUL, APÓS A ENCHENTE HISTÓRICA DO RIO GRANDE DO SUL EM ABRIL E MAIO DE 2024

Autores

Resumo

As enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, foram classificadas como o maior desastre climático da história do estado. A tragédia teve um impacto devastador em diversas comunidades. Dentre as locais mais afetados em Santa Cruz do Sul, está o bairro Várzea/Navegantes. Este trabalho buscou analisar o processo de reconstrução desse bairro e a resiliência da sua comunidade, considerando os desafios e as oportunidades para um desenvolvimento local mais sustentável. Aborda-se brevemente a história de inundações desse bairro, sua vulnerabilidade a eventos climáticos extremos e as respostas sociais e governamentais pós-desastre. A pesquisa utiliza uma abordagem fenomenológica de metodologia qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e documental, valendo-se da observação participante como meio de coleta de dados. Pretendeu-se identificar as principais estratégias de reconstrução e resiliência dos moradores do bairro Várzea/Navegantes e quais foram as políticas públicas implementadas  nesse processo, visando propor reflexões para a construção de um futuro mais seguro e adaptado às mudanças climáticas. 

Palavras-chave: Desastre climático. Reconstrução. Bairro Várzea/Navegantes. Santa Cruz do Sul.

Biografia do Autor

  • Caroline dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    Bacharel em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Anhanguera - Uniderp e em Gestão de Pessoas pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Assistente administrativa da Ouvidoria da Universidade de Santa Cruz do Sul e Terapeuta Integrativa. Fundadora do Comitê Pró-Várzea, no Bairro Várzea em Santa Cruz do Sul, RS. Pesquisa sobre os seguintes temas: desenvolvimento regional, emergências climáticas e desastres naturais, práticas integrativas em saúde, políticas públicas em saúde, escuta, ouvidoria e mediação de conflitos.

Downloads

Publicado

2025-11-18