MERCANTILIZAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO DIREITO EM MERCADORIA

Patricia Krieger Grossi, Geovana Prante Gaspatotto, Monique Soares Vieira

Resumo


O presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões acerca doprocesso de mercantilização da Política de Educação, em especial, da EducaçãoSuperior. Este processo é compreendido e analisado em um contexto maior, que serefere ao desmonte de políticas sociais sob a perspectiva do ideário neoliberal, queprioriza a defesa dos interesses capitalistas e a ampliação do lucro em detrimentodos interesses coletivos e da garantia dos direitos fundamentais da população.Constituindo a Educação uma das políticas públicas garantidoras de direitos sociais,compreende-se o acesso a mesma pelo coletivo como fundamental para ampliaçãoda cidadania, processo este que não vem sendo efetivado na sociedadecontemporânea. Nesta perspectiva, realiza-se alguns questionamentos aoneoliberalismo, como uma das condições necessárias para o rompimento esuperação deste projeto de sociedade, no qual as desigualdades sociais seacentuam cada vez mais, impactando de forma negativa no acesso de grande parteda população aos direitos previstos na Constituição Federal de 1988.

Palavras-chave: Direito Social. Mercantilização. Política de Educação.


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