EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: BASE DO RESPEITO AOS DIREITOS DO IDOSO PARA UMA VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA

Mirian Andrade dos Santos, Elisaide Trevisam, Julia Patricia Ulisses Vilar

Resumo


O presente artigo visa refletir sobre a necessidade de uma educação emdireitos humanos que se norteie pela promoção do respeito aos direitosfundamentais do idoso, direitos esses que, tanto internacionalmente como emâmbito nacional, são reconhecidos, protegidos e assegurados, com fundamento ejuízo na dignidade da pessoa humana. Portanto, será somente através de umaeducação em direitos humanos a qual se alicerce em prol da tolerância com asdiversidades, do respeito às diferenças das pessoas, da rejeição à exclusão dasminorias e do reconhecimento de que a pessoa idosa representa o passado etradição das sociedades presentes, participa do hoje e nos instrumentaliza para ofuturo, que será possível realizar-se uma sociedade que prima pela defesa daigualdade, instruída com o poder de transformação da cultura numa cultura ética,solidária que, por sua vez, conceba a base de um país justo e democrático.

Palavras-chave: Direitos Humanos; Educação; Idoso; Sociedade Democrática.


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