VIOLÊNCIA NA ESCOLA: A PRÁTICA DO BULLYING E O CAMINHO PARA A PREVENÇÃO

Jaqueline Machado Hammes, Simone Andrea Schwinn

Resumo


O presente trabalho traz o debate sobre a questão da violência, mais
precisamente a violência intencional e repetitiva, denominada bullying, cometida em grande parte, por crianças e adolescentes. No Brasil, este fenômeno tem sido normalmente desconsiderado comprometendo seriamente a qualidade da educação. Para tanto, primeiramente o trabalho trará elementos para compreensão do fenômeno bullying, para, em seguida, abordar os efeitos do bullyingna escola. Em momento posterior, apontará algumas formas de prevenção a estre tipo de violência
para, em seguida, apontar quais políticas públicas e projetos estão sendo
desenvolvidos no Brasil para o combate à este tipo de violência escolar. O trabalho é de natureza bibliográfica, utilizando-se o método de abordagem dedutivo; os procedimentos utilizados são o monográfico, o histórico e, subsidiariamente, o comparativo. A técnica empregada consiste no uso de documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica, em fontes secundárias, com a consulta a livros, revistas, legislação, jurisprudência e demais materiais sobre o tema. As possíveis
conclusões, apontam para a incidência cada vez maior deste tipo de violência no âmbito escolar e para a busca de soluções, seja por meio de legislação específica para caracterização da conduta violenta, quanto pela implementação de programas específicos de combate à prática do bullyingno ambiente escolar.

Palavras-chave: Bullying. Políticas Públicas. Prevenção.Violência escolar.


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