A (IN)EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO ATUAL ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
Resumo
O escopo principal deste artigo está assentado na busca pelo reconhecimento da efetividade ou não das Políticas Públicas, especificamente educacionais, como meio de alavancar proteção aos sujeitos em um Estadoque se diz Democrático de Direito, partindo-se das premissas de análise da dignidade da pessoa humana e pelos indicadores dos direitos sociais. Em assim sendo, tem-se que a finalidade do artigo repousa em analisar as consequências das supramencionadas políticas, seja pelo seu viés de efetividade, seja pela inefetividade no que tange ao direito à educação, uma vez que ess e está inserido na Constituição Federal como um direito fundamental. É neste sentido, quese percebe que a proeminência de Políticas Públicas educacionais mostra-se de vitalimportância para todo e qualquer indivíduo na medida em que se sinta ele engajado e estimulado a adquirir conhecimentos como forma de garantir seus direitos básicos e, por derradeiro, possa, igualmente, pugnar pela igualdade de oportunidades materialmente propagada pelo ordenamento brasileiro. Cabe ressaltar, ainda, que o direito de cada indivíduo passa, inevitavelmente, pela busca permanente de concretização de seus direitos fundamentais e, diante disso, aponta-se que o respeito à dignidade da pessoa humana coaduna-se com a concretização desses direitos a partir do momento em que se tenha a intervenção estatal, no contexto social, balizada por Políticas Públicas dessa envergadura e essas, por sua vez, assentarem-se nas propostas de desenvolvimento conglobante de processos educacionais. Diante de tais assentamentos, reconhece-se a necessidade depromoção das já mencionadas políticas, eis que seu desenvolvimento permite averificação da necessária eficácia da educação como um direito fundamental já esculpido e consagrado no artigo 6º da Constituição Federal de 1988. Verificação essa que será possível utilizando-se o método de abordagem dedutivo e método de procedimento monográfico adiante explorados.
PALAVRAS-CHAVES: Dignidade da pessoa humana; Direitos Sociais; Educação; Políticas Públicas
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.