POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COMO FORMA DE GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE UMA SOCIEDADE ATIVA

João Antônio Dornelles, Diogo Frantz

Resumo


Através  deste  trabalho  temos  por  escopo  discutir  a  cidadania  participativa, amparada no princípio de subsidiariedade, como forma de fortalecimentodo poder local, levando-se em conta seus pressupostos de eficácia e eficiência, bem comoa garantia  da  sua  aplicação  finalística  e  vantajosa  para  a  sociedade.  Dentro  desse contexto, trabalharemos a questão educacional principalmente sobre a perspectivados jovens, devido a sua importância social no cenário nacional e também  devido à praticidade de implantar ações destinadas à juventude, uma vez que os mesmos já estão  inseridos  no  meio  educacional.   É  sob  essa  perspectiva  que  pretendemos estender nosso trabalho, analisando formas de se garantir a participação cidadã nas decisões  públicas  através  da  implantação  de  políticas  públicas   locais asseguradoras das condições necessárias à essa participação. Palavras  chave:  Poder  local;  Princípio  da  subsidiariedade;  Políticas  públicas; Educação; Cidadania.

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