“CELA” DE AULA: a educação escolar na cadeia pública de Barra do Bugres-MT

Evelin Mara Cáceres Dan, Valéria de Souza Prado de Oliveira Alencar

Resumo


A presente reflexão vincula-se ao Projeto de Pesquisa Cidadania, Conflitos e Segurança pública da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem como objetivo descrever como tem sido implementado o direito de acesso a educação dos detentos da cadeia de Barra do Bugres-MT. Buscando uma aproximação com a realidade do sistema penitenciário realizou-se uma pesquisa de campo naquela unidade prisional. Por meio da observação participante, acompanhou-se professores e internos no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula durante os meses de Abril e Maio do ano de 2022. Nesta oportunidade realizamos anotações em diários de campo, onde registramos algumas observações do cotidiano prisional e de fatos que ocorreram em momentos anteriores e posteriores às conversas com os alunos, o que permitiu organizar um material de consulta para análise dos dados. Tendo sido ainda realizado entrevistas tanto com os professores que ministraram aulas como também com o diretor penal responsável pela administração da unidade prisional. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários semi estruturados que permitiram uma liberdade para conduzir questionamentos outros, tendo sido realizado a degravação das entrevistas e sua posterior análise. Como fontes de pesquisa utilizamos a Lei de Execução penal (Lei n. 7.210/84), Constituição Federal de 1988, bem como diversos autores. Ainda utilizou-se os dados disponibilizados em sites oficiais do governo. As análises realizadas no presente estudo são decorrentes dos dados coletados em observações do cotidiano, conversas informais e entrevistas com o diretor penal da unidade prisional, professores e alunos internos (detentos) da cadeia pública de Barra do Bugres-MT. Verificouse que a escola desempenha um papel imprescindível na ressocialização dos presos, se constituindo como um espaço de resgate da cidadania e de fortalecimento de auto estima dos alunos-detentos.

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