CÍRCULOS DE PAZ NAS ESCOLAS COMO UMA FERRAMENTA PROMOTORA DA AUTONOMIA E DA CIDADANIA DE ESTUDANTES

Celiena Santos Manica, Mariane Contursi Piffero

Resumo


O presente artigo objetivou estudar os benefícios da utilização dos Círculos de Paz dentro das escolas de educação básica, enquanto uma forma de solução pacífica de conflitos na construção de uma cidadania ativa. As práticas dos Círculos de Paz são capazes de promover a inclusão de todos os membros de um grupo, visando à autonomia dos integrantes na resolução dos seus próprios embates. O objetivo geral foi tratar da aplicação dos círculos de paz nas escolas como uma forma de empoderar os estudantes, para que possam se fortalecer enquanto sujeitos e se comportar de forma protagonista para resolver os próprios conflitos, sendo os Círculos de Paz uma alternativa de solucionar os problemas de forma participativa e informal, com o fim de restaurar vínculos e preservar a união do grupo. Os objetivos específicos foram estudar os conceitos de conflito e os Círculos de Paz, bem como a forma de aplicação dos mesmos; analisar o papel da escola enquanto espaço de pluralidades e palco de aprimoramento intelectual e emocional de estudantes e estudar as contribuições do diálogo na resolução de conflitos. O problema norteador do trabalho foi: quais são os benefícios trazidos pela aplicação dos Círculos de Paz para estudantes de educação básica? A hipótese inicial foi a de que a aplicação dos Círculos de Paz nas escolas de educação básica fomenta o sentimento de pertencimento e o protagonismo dos diferentes atores, o que contribui para uma formação que promove a cidadania ativa. O método de abordagem foi o dedutivo e o método de procedimento monográfico com técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada na consulta do embasamento em bases teóricas sustentadas em livros e artigos científicos.

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