VISEIRA MIDIÁTICA: A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA E A CONSEQUENTE VIOLAÇÃO A DIREITOS FUNDAMENTAIS

Sherydan Engler Lara, Taynara Stefani Schmitz

Resumo


Com o presente artigo, busca-se fazer uma análise fundamentalmente voltada a questão do papel da mídia no processo de socialização e formação da criança. Assim, o problema pode ser sintetizado da seguinte forma: a mídia contemporaneamente pode ser considerada como um agente que propicia a propagação da violência simbólica no processo de formação e socialização da criança, restringindo e danificando os direitos fundamentais dessas? Para tanto, a pesquisa será dividida em três momentos. Primeiramente será analisada a questão da socialização da criança na sociedade contemporânea, posteriormente destinar-se-á a análise da violência simbólica e por fim, como ponto central da pesquisa, a abordagem da mídia televisiva no processo de socialização da criança e suas consequências. Com efeito, para chegar ao objetivo traçado, utilizar-se-á o método de pesquisa qualitativo, através da pesquisa bibliográfica, a partir do pensamento de violência construído por Pierre Bourdieu e do referencial teórico advindos da filosofia, psicanálise e direito.

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