AUDITORIA DE CARROS DE EMERGÊNCIA: ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO HOSPITALAR

Rochele Mosmann Menezes, Mariana Portela de Assis, Liege Cassia Schwingel, Marciano Moacir Glasenapp, Graziela da Costa Puntel

Resumo


Introdução: As unidades de internação e de atendimento ambulatorial de instituições hospitalares que prestam atendimento a pacientes com doenças agudas e crônicas que possam agudizar precisam ter em sua estrutura a disponibilidade de instrumentos para atendimento de urgência e emergência. O carro de parada é um dispositivo móvel, no qual estão contidos materiais e medicamentos para uso nestas situações. O estoque dessa estrutura deve ser padronizado de acordo com a demanda do setor na qual será alocada, devendo-se estabelecer rotinas que contemplem a organização, checagem do número de itens, controle de validades e limpeza. Visando à oferta de uma assistência segura, eficiente e de qualidade aos pacientes atendidos, a indicação de responsáveis pelo monitoramento e controle do processo é mandatória. Método: Estudo descritivo observacional, desenvolvido pelo serviço de farmácia em um hospital de ensino, no mês de setembro de 2017. Realizaram-se auditorias em todos os setores que continham carro de parada, com a aplicação de um checklist em cada um, no qual foram avaliados os seguintes itens: situação do lacre do carro de parada (integro/rompido); limpeza, organização e identificação dos itens; presença de todos os itens e quantidades para o atendimento de urgência/emergência; presença de materiais e medicamentos vencidos; checagens e registros referentes aos processos de controle. Resultados: Após as auditorias, foi possível observar que em 56,3% dos carros de emergência, os lacres estavam íntegros, enquanto que nos demais, foi verificada a sua ausência (38%) ou rompimento (6%). Embora 62% dos carros de emergência estivessem limpos, todos estavam organizados, com os itens identificados e equipados adequadamente e, além disso, 75% apresentavam registro das checagens destas atividades. Quanto ao prazo de validade dos medicamentos, 82% dos carros apresentaram controle e registro desta conferência, ao passo que foram encontrados materiais e medicamentos vencidos em apenas 13%. Ao analisar comparativamente o estoque físico com o estoque virtual, 63% apresentaram divergência. Discussão: A implantação das auditorias dos carros de parada contempla atividades da cadeia de assistência farmacêutica, pois envolve o processo de gestão de estoques, além de promover a conscientização dos profissionais sobre importância de manter os carros de parada sempre completos. A análise dos resultados encontrados permitiu a elaboração de ações para melhorias destes processos, sendo que a de maior impacto financeiro foi o recolhimento e redirecionamento de materiais e medicamentos com prazo de validade inferior a 4 meses, possibilitando a otimização de recursos com subsequente redução de custos e de resíduos. Conclusão: As auditorias dos carros de parada constituem ferramenta importante para garantir a segurança do paciente em atendimento de urgência/emergência, além de contribuírem significativamente para a otimização dos recursos da instituição.

Palavras-chave: carro de emergência; auditoria; gestão de estoque.


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