PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Cláudia Daniela Barbian, Miriam Beatris Reckziegel, Caroline Lucia Stülp

Resumo


INTRODUÇÃO: A redução dos níveis de atividade física é fator de risco para diferentes agravos à saúde das pessoas, sendo a prática regular de exercícios físicos utilizada no tratamento e prevenção de diferentes patologias. Cabe ao Profissional de Educação Física, junto à equipe multidisciplinar, instruir e orientar sobre a prática correta e segura, bem como promover ações/intervenções que oportunizem modificações no estilo de vida do indivíduo. OBJETIVO: Descrever, a partir de um relato de experiência, as atividades desenvolvidas em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) por residentes de Educação Física, vinculados a um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). METODOLOGIA: O estudo se caracteriza como relato de experiência de atividades desenvolvidas por residentes de Educação Física na Atenção Básica, ação esta prevista no processo de formação do residente no PRMS. O campo de prática definido foi uma ESF localizada em Santa Cruz do Sul/RS, Brasil. No primeiro ano do programa, o residente é inserido na ESF, devendo cumprir um total de 384 horas de atividades práticas. O residente permanece um dia por semana na ESF, sendo as ações realizadas sempre nos turnos manhã e tarde. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A organização das ações do Profissional de Educação Física teve seu princípio na territorialização, que envolveu, a partir de conversa com a equipe da ESF, a caracterização ambiental e cultural do território bem como do perfil da população atendida naquela localidade. A partir dessas informações, foi possível elaborar ações futuras a serem implantadas. Deste modo, fizeram parte das ações do Profissional de Educação Física na ESF: criação de grupo de caminhada, exercícios de resistência muscular e alongamentos; avaliação física (peso, estatura, circunferência da cintura e do quadril), pressórica, de frequência cardíaca de repouso e saturação de oxigênio; avaliação do estilo de vida e bem-estar do usuário por meio da aplicação de questionário, sendo realizadas orientações posteriores sobre hábitos de vida mais saudáveis; palestras sobre as recomendações e benefícios da prática de exercícios físicos para grupos especiais (gestantes, diabéticos e hipertensos); rodas de conversa com temáticas relacionadas à saúde mental e física conduzidas pela residente de Educação Física juntamente com uma residente de Psicologia do mesmo programa; estímulo a educação em saúde por meio da realização de intervenções na sala de espera que estimulem a autonomia do usuário no cuidado de sua saúde; participação no Programa Saúde na Escola (PSE) por meio de visitas as escolas da região para a realização de avaliações físicas, teste de acuidade visual (Snellen), avaliação da saúde bucal e educação em saúde junto a equipe multiprofissional da ESF; e a realização de acolhimento dos usuários, objetivando uma escuta humanizada das necessidades desses usuários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A adoção de um estilo de vida ativo é necessária para a saúde física e mental do usuário, justificando a importância e a necessidade da inserção do Profissional de Educação Física nesse campo de trabalho. Este profissional, a partir da experiência relatada, tem seu papel de destaque na equipe multiprofissional, uma vez que é capacitado para, entre outras atuações, indicar e desenvolver atividades físicas adequadas, observando as particularidades e necessidades de cada indivíduo.

 

PALAVRAS-CHAVE: ATENÇÃO BÁSICA; ATIVIDADE FÍSICA; EDUCAÇÃO FÍSICA; SAÚDE.

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