ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES IDOSOS EM USO DE TERAPIANUTRICIONAL ENTERAL EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE DO SUL DO BRASIL

Tamíres da Silva Moura, Luan Silva Franceschetto, Roberta Dal Castel, Vanessa Maria Bertoni, Vanessa Ré

Resumo


Introdução: A desnutrição hospitalar tem sido detectada por vários estudos em diversos países e impacta, direta e negativamente no curso clínico dos pacientes. A mesma pode ser definida como um desequilíbrio metabólico causado pelo aumento da necessidade calórico-proteica, inadequado consumo de nutrientes, com consequentes alterações da composição corporal e das funções fisiológicas. Identificar o risco nutricional precoce contribui para uma intervenção nutricional adequada, minimizando o tempo de hospitalização, proporcionando um impacto positivo no prognóstico desses pacientes. Objetivo: Caracterizar o estado nutricional de pacientes em uso de terapia nutricional enteral de um hospital de alta complexidade do sul do Brasil, bem como seu desfecho. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e retrospectivo de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em prontuários de pacientes internados no mês de janeiro 2019 em uso de terapia nutricional enteral. Foram excluídos paciente pacientes menores de 59 anos. Para classificação da albumina foi utilizado o método proposto por Blackburn e Harvey, estes referem que valores em níveis séricos menores que 3,5 mg/dl, sugerem início de desnutrição e nível menor que 3 mg/dl representa depleção significativa. Resultados: A amostra foi composta por 119 pacientes, com idade média de 74 anos. Destes, houve uma predominância do gênero feminino (57%). Ao classificar o estado nutricional segundo o Índice de Massa Corporal (IMC), 46% apresentaram baixo peso, 33% peso adequado e 21% sobrepeso e obesidade. No que se refere a classificação da albumina, a depleção foi identificada em 76%, e destes, 20% apresentaram depleção grave. Em relação ao desfecho, 49% voltaram para o domicílio utilizando terapia nutricional enteral, 14% com alimentação via oral e 36% foram a óbito. Conclusão: Observa-se que segundo a classificação do estado nutricional, houve uma maior prevalência de baixo peso e maior depleção de albumina. Quanto ao desfecho, foi prevalente a alta para domicílio com terapia nutricional enteral, sendo observado que a reabilitação da via oral foi mínima nestes pacientes. Desta forma, reforça-se a importância de se trabalhar fortemente na minimização da desnutrição hospitalar, em especial da população idosa, visando melhora do prognóstico destes pacientes, bem como seu desfecho.

Palavras-chave: Terapia nutricional; Avaliação Nutricional; Perfil de Saúde.



Referências


AQUINO, R.C.; PHILIPPI, S.T. Identificação de fatores de risco de desnutrição em pacientes internados. Rev Assoc Med Bras, v. 57, n. 6, p. 637-643, 2011.

BLACKBURN GL & HARVEY KB. Nutritional assessment as a routine in clinical medicine. Postgrad Med, v. 71, p. 46-63, 1982.

CHIBANTE, C.L.; SANTOS, TD.; ESPÍRITO SANTO, F. H. Os desafios do envelhecer com saúde: Perfil de clientes hospitalizados com doenças crônicas. Rev Enferm UFPE on line, v. 8, n. 9, p. 3149-56, 2014.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Geneva: World Health Organization; 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.