PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL

Autores

  • Viviane Vieira
  • Janete Hansen
  • Mauro Luis Vieira

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i31.1007

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Educação infantil, Saúde mental.

Resumo

A psicologia no contexto escolar sofreu diversas modificações durante sua história. Compreendida somente como ligada a psicometria, hoje a psicologia escolar vem ao encontro da política de prevenção em saúde mental. O psicólogo necessita se inserir no contexto e tornar-se próximos tanto dos profissionais do local como das crianças e suas famílias. Esse artigo relata uma experiência de estágio em psicologia na educação infantil em uma creche em Santa Catarina. Com esse relato objetiva-se enriquecer as práticas da psicologia escolar, especialmente na educação infantil e transmitir a experiência positiva vivenciada pelas estagiárias. Os focos de intervenção foram diversos, envolvendo a adaptação dos bebês, a prontidão para a alfabetização e grupos com crianças. Além das ações específicas, também é relatado como foi realizado a inserção no contexto e quais atividades faziam parte da rotina das estagiárias de psicologia. Durante o período do estágio foi possível perceber que a posição do estagiário necessita ser rotineira, colocando-se a disposição das necessidades da instituição e focada na prevenção. As diversas intervenções resultaram em melhoras no relacionamento da creche-família e contribuíram para explicitar o papel do psicólogo no contexto escolar, principalmente relacionado à prevenção em saúde mental.

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Publicado

2010-01-25

Como Citar

Vieira, V., Hansen, J., & Vieira, M. L. (2010). PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL. Barbarói, 2(31), 72-92. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i31.1007

Edição

Seção

Artigos