O ensino superior em serviço social no início do século XX: um olhar desde a sociedade do espetáculo

Autores

  • Marta von Dentz Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v51i1.11219

Palavras-chave:

Serviço Social. Ensino Superior. Estado do Rio Grande do Sul.

Resumo

Este estudo objetiva produzir um campo de problematizações acerca dos desafios atuais que o Ensino Superior em Serviço Social vem enfrentando. Almeja sumarizar inquietações investigativas referentes ao Ensino Superior circunscrito em uma profissão cuja formação, no início do século XXI, se reconfigura de maneira acelerada, complexa e, como propomos aprofundar neste estudo, direcionada à “sociedade do espetáculo”. Deste modo, toma-se como questão investigativa: Quais são as tendências do Ensino Superior em Serviço Social no início do século XXI? O que vem sendo engendrado no interior desta trama? Do ponto de vista metodológico, propõe-se a realização de um recorte analítico priorizando uma leitura diagonal dos dados obtidos junto ao Cadastro e-MEC. Compomos um levantamento dos cursos de graduação em Serviço Social no estado do Rio Grande do Sul enfatizando aspectos que fazem referência ao período de início dos cursos nas Instituições de Ensino Superior, as denominações das Instituições, a modalidade do Ensino, as vagas autorizadas, a situação do curso e a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes tecendo contrapontos com a percepção teórica da sociedade do espetáculo desenvolvida pelo escritor francês Guy Debord. Encaminha-se, de forma preliminar, para o posicionamento estratégico da perda da qualidade do Ensino Superior, a acentuada mercantilização deste Ensino na entrada do século XXI, a decadência de Instituições de Ensino Superior presenciais. Do ponto de vista teórico, afirma-se que esse cenário tem sido reforçado em nosso tempo na medida em que a sociedade do espetáculo se intensifica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta von Dentz, Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Servico Social pela Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul; Mestre em Educacao pela Universidade Federal da Fronteira Sul; Bacharel em Servico Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

von Dentz, M. (2019). O ensino superior em serviço social no início do século XX: um olhar desde a sociedade do espetáculo. Barbarói, 1(51), 73-89. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v51i1.11219

Edição

Seção

Artigos