Política e Protesto no Brasil Recente: as manifestações de junho de 2013 nas ruas de São Paulo

Autores

  • José Carlos Martines Belieiro Júnior Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ciências Sociais.
  • Ezer Azael Moreira Lopes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.11222

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Junho de 2013,

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar os movimentos de protesto ocorridos em junho de 2013 na cidade de São Paulo. Como se sabe, esses movimentos ou jornadas de junho, chamaram a atenção de analistas e cientistas sociais da vida brasileira por sua complexidade, tamanho e variedade de demandas apresentadas. De outro lado, a dimensão que assumiram os protestos de junho, que a partir da capital paulista, tomaram conta das ruas no Brasil todo, também simbolizaram na prática o início de um verdadeiro ciclo de protestos na sociedade brasileira contemporânea, com fortes impactos na esfera política e nas formas de organização e mobilização social. O trabalho procura entender os movimentos de junho de 2013 a partir de sua dimensão ideológica, tentando tornar possível enquadrar os acontecimentos de junho sob uma perspectiva política de direita ou de esquerda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Martines Belieiro Júnior, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ciências Sociais.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor no departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia Econômica e Política Brasileira Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: governo lula, politica e economia, governo fhc, ciência política e capitalismo brasileiro.

Ezer Azael Moreira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

possui graduação em Ciências Sociais pela UFSM (2015) e é Mestre em Ciências Sociais pela UFSM (2017)

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Belieiro Júnior, J. C. M., & Lopes, E. A. M. (2019). Política e Protesto no Brasil Recente: as manifestações de junho de 2013 nas ruas de São Paulo. Barbarói, 1(53), 01-25. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.11222

Edição

Seção

Artigos