Observando o desenvolvimento regional do Vale do Rio Pardo: notas sobre as dinâmicas econômicas recentes

Autores

  • Silvio Cezar Arend Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Cidonea Machado Deponti Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Rogério Leandro Lima da Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Grazielle Betina Brandt Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Rosí Cristina Espíndola da Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Verenice Zanchi Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.11411

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Corede VRP. Dinâmica econômica.

Resumo

Este artigo aborda as dinâmicas econômicas recentes da região do Vale do Rio Pardo, localizada na área central do Rio Grande do Sul, alisando as relações com o desenvolvimento regional. Nesse sentido, buscou-se analisar as seguintes variáveis para a compreensão do desenvolvimento dessa região em sua dimensão econômica: PIB, VAB, Empregos, Exportações, PIB per capita, Gini, Estrutura Fundiária, Produção Agrícola e IDESE, para melhor compreender o desenvolvimento territorial do Corede VRP. Os resultados apontam que a região ainda permanece vinculada fortemente à produção e transformação de tabaco, embora tenha havido um aumento importante na área e na produção de soja. Também se verifica a manutenção da desigualdade espacial na distribuição da atividade econômica no conjunto do território regional e da sua concentração na área central da região, notadamente no município de Santa Cruz do Sul, polo econômico regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Cezar Arend, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Economista, Doutor em Economia. Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Cidonea Machado Deponti, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Economista, Doutora em Desenvolvimento Rural, Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Rogério Leandro Lima da Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Geógrafo, Doutor em Geografia. Professor Titular do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Grazielle Betina Brandt, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Relações Públicas, Doutora em Desenvolvimento Regional, Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional -UNISC.

Rosí Cristina Espíndola da Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Engenheira Civil, Doutora em Engenharia Ambiental. Professora do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UNISC.

Verenice Zanchi, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC

Administradora, Doutora em Desenvolvimento Regional. Professora do Departamento de Administração da UDC.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Arend, S. C., Deponti, C. M., Silveira, R. L. L. da, Brandt, G. B., Silveira, R. C. E. da, & Zanchi, V. (2019). Observando o desenvolvimento regional do Vale do Rio Pardo: notas sobre as dinâmicas econômicas recentes. Barbarói, 234-257. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.11411

Edição

Seção

Artigos