PRODUÇÃO DE PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL

Autores

  • Evelin Helena Torrel Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Moises Romanini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Mental, Políticas Públicas, Assistência Integral à Saúde, Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias.

Resumo

Sabe-se que foi a partir da Reforma Psiquiátrica e da constituição de políticas públicas sobre drogas que o uso de álcool e outras drogas passou a ser pensado como uma questão de saúde pública. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi o de mapear e compreender as práticas de cuidado desenvolvidas através das equipes que atuam nos serviços públicos voltados às pessoas que usam álcool e outras drogas na cidade de Santa Cruz do Sul. Para a construção dos dados da pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos: participação nas reuniões de equipe dos serviços; realização de uma roda de conversa com cada equipe; observação participante em grupos e atividades em cada um dos serviços. Os dados foram analisados a partir da análise temática de conteúdo, sendo construídas três categorias temáticas. A primeira categoria apresenta e discute as noções de rede que surgiram nos grupos. Na segunda categoria, identificam-se e (re)descobrem-se algumas práticas de cuidado no contexto dos serviços estudados. Por fim, a terceira categoria coloca em evidência e problematiza as perspectivas de trabalho das equipes. A pesquisa possibilitou o entendimento dos serviços que ofertam cuidados aos usuários de álcool e outras drogas em Santa Cruz do Sul, assim como desafios, articulações entre os serviços e quais perspectivas estão orientando este cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelin Helena Torrel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Psicologia UNISC

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional (UFRGS)

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Torrel, E. H., & Romanini, M. (2022). PRODUÇÃO DE PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE PARA USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL. Barbarói, 1(61). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11436