A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i52.11460Resumo
Neste artigo, resultado de uma investigação etnográfica realizadas em Catingueira – PB, objetiva-se refletir sobre a importância que a escola foi conquistando através das gerações no Sertão nordestino. Indicar-se-á que a escola se apresenta hoje como uma das instituições mais valorizadas pelas famílias pobres sertanejas. Mostrar-se-á que o sonho de uma formação escolar esteve, para muitas gerações, comprimido entre a utopia e a realidade da penúria material, do trabalho precoce, do abandono político, do sofrimento, da migração etc. Será ainda apontado que a escola sertaneja vem se modificando, de dentro para fora e de fora para dentro, em decorrência de ações trazidas pelas políticas públicas. Conclui-se que mesmo contendo componentes ainda sombrios, como descasos para com trabalhadores(as) e para com os equipamentos públicos da educação, a escola sertaneja contém fragmentos de esperanças, se firmando como contributo para a quebrar do ciclo de miserabilidade que têm marcado aquela cidade e a região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-05
Como Citar
Silva, A. L. da. (2018). A escola e os pobres do Sertão Nordestino do Brasil: Considerações etnográficas a partir de Catingueira - PB. Barbarói, 2(52), 150-169. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i52.11460
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Barbarói que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na Revista Barbarói. A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores. A Revista Barbarói proporciona acesso público e gratuito a todo seu conteúdo. -------------------------------------------------------- Modelo de declaração de direitos autorais: Encaminhamos à Revista Barbarói para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa ou Estudo teórico ou Relato de experiência). Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos. Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista. Atenciosamente, Nomes assinaturas de todos os autoresEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.