A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO.

Autores

  • José da Silva Oliveira Neto Universidade Estadual do Ceará
  • Ruth Maria de Paula Gonçalves Universidade Estadual do Ceará
  • Antonio Dário Lopes Júnior Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Literatura, Produtivismo, Humanização.

Resumo

A formação acadêmica tem sido permeada por exigências cada vez mais voltadas para as demandas do capital, o que vem consolidando o produtivismo por parte dos docentes, incidindo também em metas a serem cumpridas pelos estudantes, causando uma automação do processo de ensino e aprendizagem. Baseados na ontologia marxiano-lukacsiana, e de modo particular na psicologia histórico-cultural, com o intuito de contribuir para a ruptura do academicismo tão presente em nossas instituições de ensino, este estudo se propõe a analisar a literatura como aporte humanizador na formação do estudante. De natureza teórico-bibliográfica, o estudo contou como lócus primeiro o curso de Psicologia, uma vez que pela própria natureza do objeto da ciência psicológica, as dificuldades que surgem no contexto da graduação, constantes do tripé ensino, pesquisa e extensão, constituem elementos importantes para a realização de nossa investigação. A literatura, enquanto forma de arte e, portanto, linguagem, é situada como ferramenta emancipatória frente aos engendramentos do capital no ensino superior. Temos clareza dos limites impostos pela materialidade, no entanto, acreditamos que por essa via os estudantes podem compartilhar experiências acadêmicas uns com os outros e (re)pensar sua formação enquanto futuros profissionais que atuarão na nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José da Silva Oliveira Neto, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do 8º semestre do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Núcleo de Psicologia Social e do Trabalho (NUSOL-UECE).

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Social e do Trabalho (NUSOL-UECE).

Antonio Dário Lopes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Psicólogo e Mestre em Educação. Professor substituto do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Núcleo de Psicologia Social e do Trabalho (NUSOL-UECE).

Downloads

Publicado

2023-03-29

Como Citar

Oliveira Neto, J. da S., Gonçalves, R. M. de P., & Lopes Júnior, A. D. (2023). A LITERATURA COMO APORTE HUMANIZADOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA: UM CONTRAPONTO AO PRODUTIVISMO. Barbarói, 62(2). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/11566