BRINQUEDOTECA: A VALORIZAÇÃO DO LÚDICO NO COTIDIANO INFANTIL DA PRÉ-ESCOLA

Autores

  • Fabiane Vieira da Rosa
  • Helena Kravchychyn
  • Mauro Luis Vieira

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.1208

Palavras-chave:

cultura lúdica, brincadeira, brinquedoteca, pré-escola

Resumo

O fenômeno da brincadeira infantil é complexo e está presente em todas as culturas, cada qual com suas especificidades. Nesse sentido, a cultura lúdica é um importante fator na determinação das brincadeiras. O presente artigo tem como objetivo sintetizar conceitos como cultura lúdica, brincar, brincadeira, bem como demonstrar a importância do brincar para o desenvolvimento humano, partindo dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, especificamente de Vygotsky. Também é feito relato de experiência em uma brinquedoteca instalada em uma creche filantrópica. A brinquedoteca atende aproximadamente a 150 crianças de 3 meses à 6 anos. Por meio da análise teórica e do relato de experiência, pode-se concluir que a brinquedoteca é um espaço que valoriza um aspecto fundamental do cotidiano infantil e constitui-se como um espaço privilegiado para a produção de conhecimento sobre a infância e o desenvolvimento infantil.

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Publicado

2011-02-20

Como Citar

da Rosa, F. V., Kravchychyn, H., & Vieira, M. L. (2011). BRINQUEDOTECA: A VALORIZAÇÃO DO LÚDICO NO COTIDIANO INFANTIL DA PRÉ-ESCOLA. Barbarói, 08-27. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.1208

Edição

Seção

Artigos