BRINQUEDOTECA: A VALORIZAÇÃO DO LÚDICO NO COTIDIANO INFANTIL DA PRÉ-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.1208Palavras-chave:
cultura lúdica, brincadeira, brinquedoteca, pré-escolaResumo
O fenômeno da brincadeira infantil é complexo e está presente em todas as culturas, cada qual com suas especificidades. Nesse sentido, a cultura lúdica é um importante fator na determinação das brincadeiras. O presente artigo tem como objetivo sintetizar conceitos como cultura lúdica, brincar, brincadeira, bem como demonstrar a importância do brincar para o desenvolvimento humano, partindo dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, especificamente de Vygotsky. Também é feito relato de experiência em uma brinquedoteca instalada em uma creche filantrópica. A brinquedoteca atende aproximadamente a 150 crianças de 3 meses à 6 anos. Por meio da análise teórica e do relato de experiência, pode-se concluir que a brinquedoteca é um espaço que valoriza um aspecto fundamental do cotidiano infantil e constitui-se como um espaço privilegiado para a produção de conhecimento sobre a infância e o desenvolvimento infantil.Downloads
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Publicado
2011-02-20
Como Citar
da Rosa, F. V., Kravchychyn, H., & Vieira, M. L. (2011). BRINQUEDOTECA: A VALORIZAÇÃO DO LÚDICO NO COTIDIANO INFANTIL DA PRÉ-ESCOLA. Barbarói, 08-27. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.1208
Edição
Seção
Artigos
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