Performances ou ideologia de gênero? Uma aproximação ao pensamento de Judith Butler

Autores

  • Márcio Bruno Barra Valente Universidade da Amazônia
  • Bárbara Araújo Sordi Universidade da Amazônia
  • Maria Lúcia Chaves Lima Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v51i1.12187

Palavras-chave:

Gênero, teoria queer, performances de gênero.

Resumo

Há quase 30 anos, as contribuições teóricas e políticas da filósofa estadunidense Judith Butler têm recebido destaque no cenário mundial, ao buscar problematizar alguns conceitos, como o de gênero, e provocar desconstruções dentro da própria teoria feminista. Considerando a relevância da autora para a atualidade, objetiva-se neste artigo realizar uma aproximação à sua obra, apresentando noções como sujeito, corpo, materialidade, corpos abjetos e performance de gênero para problematizar sobre a suposta “ideologia de gênero”, da qual ela seria uma das proponentes. Uma pergunta acompanha a presente análise: por que o pensamento de Butler é tão ameaçador? Criar a ideia de que os estudos sobre gênero constituem uma ameaça à família acaba por se tornar uma forma de mobilização social, por meio do medo e do ódio com fins políticos, por vezes, conservadores e, perigosamente, extremistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Bruno Barra Valente, Universidade da Amazônia

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do curso de Psicologia. Professora da Universidade da Amazônia. Coordenador do Grupo de Estudos Psicologia, Narrativa e Crise (GEPNAC).

Bárbara Araújo Sordi, Universidade da Amazônia

Mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade da Amazônia. Coordenadora do Grupo “Relações de gênero, Feminismos e Violências”.

Maria Lúcia Chaves Lima, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

Valente, M. B. B., Sordi, B. A., & Lima, M. L. C. (2019). Performances ou ideologia de gênero? Uma aproximação ao pensamento de Judith Butler. Barbarói, 1(51), 1-20. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v51i1.12187

Edição

Seção

Artigos