Funcionalidades carpintadas: imaginários cambiados entre escola e comunidade

Autores

  • Luciano Plez Melo Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP RC
  • Leila Maria Ferreira Salles Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP RC

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12390

Palavras-chave:

Escola, funcionalidade, imaginários.

Resumo

A reflexão contida neste trabalho é resultado de pesquisa realizada no período de 2011 a 2013, em escola pública do distrito de Igaraí, na cidade de Mococa, interior do Estado de São Paulo – Brasil, buscando possibilidades de percepção de imaginários e funcionalidades erigidas sobre e para a unidade escolar, junto a seus atores e distrito. Valendo-nos dos documentos produzidos pela unidade escolar, referência documental sobre o distrito e também de análise de entrevistas concedidas por atores envolvidos na constituição da vida escolar, encontramos localidades interpenetradas e em movimentos diversos, assincrônicos, cujas próprias funcionalidades declaradas e imaginadas mantinham-se precariamente sob constante negociações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Plez Melo, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP RC

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP RC

Leila Maria Ferreira Salles, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP RC

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo, graduação em Licenciatura Plena Em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado no exterior. Professora livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, UNESP/Rio Claro. Professora do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Faculdade ALFA/Go.Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Suas investigações examinam a adolescência e a juventude na sociedade contemporânea, os processos de inserção social de jovens na comunidade, violência e educação. Investiga os processos educativos em periferias urbanas. Orientadora de mestrado e doutorado. Bolsista Produtividade. PQ2

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Melo, L. P., & Ferreira Salles, L. M. (2019). Funcionalidades carpintadas: imaginários cambiados entre escola e comunidade. Barbarói, 1(53), 117-140. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12390

Edição

Seção

Artigos