Comissão setorial de avaliação do colégio politécnico (UFSM): diagnóstico orçamentário-financeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12404

Palavras-chave:

Colégio Politécnico da UFSM, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Comissão Setorial de Avaliação (CSA), Diagnóstico Orçamentário-Financeiro.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o diagnóstico orçamentário-financeiro da Comissão Setorial de Avaliação do Colégio Politécnico, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, a fim de identificar as ações da referida Comissão no direcionamento dos recursos financeiros, oriundos da Comissão Própria de Avaliação da instituição. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa do tipo investigativo-documental com abordagem descritivo-quantitativa, valendo do método descrito e pela ótica de um estudo de caso, em especial o Colégio Politécnico. Para coleta dos dados foram utilizados indicadores do Sistema de Informações Educacionais, obtidos junto à Direção Administrativa do Órgão. Esta análise permitiu apresentar um instrumento informacional objetivo, cuja finalidade é auxiliar na busca por mecanismos que estimulem a contínua melhoria de todo o planejamento dos processos de ensino e aprendizagem, no que tange ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Molinos de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM).

Adriane Terezinha Filipetto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM).

Olga Etelvina da Costa Rohde, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM).

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM); Doutor em Linguística; Pós-Doutor em Educação; Avaliador de cursos do BASIS- INEP/MEC.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Andrade, J. M. de, Filipetto, A. T., Rohde, O. E. da C., & Oliveira, F. N. G. de. (2019). Comissão setorial de avaliação do colégio politécnico (UFSM): diagnóstico orçamentário-financeiro. Barbarói, 1(53), 141-155. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12404

Edição

Seção

Artigos