Mapeamento de competências comportamentais: relato de experiência com enfermeiros

Autores

  • Bruna Maiara Giraldi Universidade do Vale do Itajaí
  • Taise Fernanda Kohler Universidade do Vale do Itajaí
  • Rosana Marques da Silva Rampazzo Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.12641

Palavras-chave:

Mapeamento. Competências. Enfermagem.

Resumo

O mapeamento de competências trata-se de um diagnóstico para a gestão de pessoas, conhecido como uma forma de identificar, sistematizar e evidenciar as competências da organização. O escrito trata-se de um relato de experiência referente ao estágio específico em psicologia de uma universidade localizada no Vale do Itajaí. Uma das práticas realizadas foi o mapeamento de competências com enfermeiros de uma instituição hospitalar da região, que objetivou investigar as competências fundamentais e acessórias para a prática do enfermeiro. Os dados foram levantados com 22 enfermeiros ocupantes de cargos de gestão, por meio do inventário comportamental e questionário fechado. Tratou-se de um diagnóstico de cunho qualitativo, cujos dados foram tratados por meio de análise de conteúdo e as categorias consistiram nas competências de liderança. Como resultados, definiram-se cinco competências, a saber: Qualificação Profissional, Liderança, Comunicação, Atendimento Humanizado e Visão Holística. Ainda, foi formulada a matriz de competências para o cargo de enfermeiro, especificando as competências individuais ou indicadores de desempenho, para cada uma das competências, oferecendo subsídios necessários para a realização futura da análise de potencial, bem como para outras práticas de gestão de pessoas.

Biografia do Autor

Bruna Maiara Giraldi, Universidade do Vale do Itajaí

Bruna MaiaraGiraldi é Acadêmica do curso de psicologia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Endereço eletrônico: brunamaiaragiraldi@hotmail.com.

Taise Fernanda Kohler, Universidade do Vale do Itajaí

Taise Fernanda Kohler é Acadêmica curso de psicologia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Endereço eletrônico: taise-k@hotmail.com.

Rosana Marques da Silva Rampazzo, Universidade do Vale do Itajaí

Rosana Marques da Silva é Docente dos cursos de Psicologia e Relações Públicas da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Mestre em Engenharia de Produção e doutoranda em Psicologia - UFSC. Endereço Eletrônico: marques@univali.br.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos