Mapeamento de competências comportamentais: relato de experiência com enfermeiros

Autores

  • Bruna Maiara Giraldi Universidade do Vale do Itajaí
  • Taise Fernanda Kohler Universidade do Vale do Itajaí
  • Rosana Marques da Silva Rampazzo Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.12641

Palavras-chave:

Mapeamento. Competências. Enfermagem.

Resumo

O mapeamento de competências trata-se de um diagnóstico para a gestão de pessoas, conhecido como uma forma de identificar, sistematizar e evidenciar as competências da organização. O escrito trata-se de um relato de experiência referente ao estágio específico em psicologia de uma universidade localizada no Vale do Itajaí. Uma das práticas realizadas foi o mapeamento de competências com enfermeiros de uma instituição hospitalar da região, que objetivou investigar as competências fundamentais e acessórias para a prática do enfermeiro. Os dados foram levantados com 22 enfermeiros ocupantes de cargos de gestão, por meio do inventário comportamental e questionário fechado. Tratou-se de um diagnóstico de cunho qualitativo, cujos dados foram tratados por meio de análise de conteúdo e as categorias consistiram nas competências de liderança. Como resultados, definiram-se cinco competências, a saber: Qualificação Profissional, Liderança, Comunicação, Atendimento Humanizado e Visão Holística. Ainda, foi formulada a matriz de competências para o cargo de enfermeiro, especificando as competências individuais ou indicadores de desempenho, para cada uma das competências, oferecendo subsídios necessários para a realização futura da análise de potencial, bem como para outras práticas de gestão de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Maiara Giraldi, Universidade do Vale do Itajaí

Bruna MaiaraGiraldi é Acadêmica do curso de psicologia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Endereço eletrônico: brunamaiaragiraldi@hotmail.com.

Taise Fernanda Kohler, Universidade do Vale do Itajaí

Taise Fernanda Kohler é Acadêmica curso de psicologia da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Endereço eletrônico: taise-k@hotmail.com.

Rosana Marques da Silva Rampazzo, Universidade do Vale do Itajaí

Rosana Marques da Silva é Docente dos cursos de Psicologia e Relações Públicas da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI; Mestre em Engenharia de Produção e doutoranda em Psicologia - UFSC. Endereço Eletrônico: marques@univali.br.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Giraldi, B. M., Kohler, T. F., & Rampazzo, R. M. da S. (2019). Mapeamento de competências comportamentais: relato de experiência com enfermeiros. Barbarói, 137-152. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.12641

Edição

Seção

Artigos