A qualidade de vida dos profissionais da enfermagem que atuam no centro cirúrgico

Autores

  • Maurício S. Roxkow Fraga Bacharel em enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil. MBA em Gestão Hospitalar pela Universidade La Salle. Supervisor do Serviço de Enfermagem da Unidade Cirúrgica do Hospital Independência instituição integrante da Rede de Saúde Divina Providência.
  • Prisla Ücker Calvetti Departamento de Psicologia - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Alexandre Ramos Lazzarotto Mestrado Saúde e Desenvolvimento Humano. Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12986

Palavras-chave:

qualidade de vida, centro cirúrgico, enfermagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar os domínios da qualidade de vida dos profissionais de enfermagem que atuam nos centros cirúrgicos de quatro hospitais do Rio Grande do Sul. Trata- se de um estudo transversal realizado a partir de dois questionários: um sócio demográfico e o SF-36 (Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey). Para o tratamento estatístico foram aplicadas frequência, média e desvio padrão em variáveis nominais e o teste t para amostras independentes. A amostra do estudo (125 participantes: 81,6% sexo feminino) correspondeu a 57,33% da população total, destes 48,8% eram do bloco cirúrgico, 30,4% da central de materiais e 20,8% da sala de recuperação anestésica. A média de idade foi de 35,8 anos e a média de atuação na instituição foi de 4,6 anos. Os oito domínios avaliados evidenciaram um escore médio superior a 50, porém, “Estado Geral de Saúde”, “Dor” e “Vitalidade” apresentaram os menores escores. O estudo revela aspectos importantes sobre a qualidade de vida dos profissionais da enfermagem, apontando fatores com possibilidades de melhorias nos domínios avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício S. Roxkow Fraga, Bacharel em enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil. MBA em Gestão Hospitalar pela Universidade La Salle. Supervisor do Serviço de Enfermagem da Unidade Cirúrgica do Hospital Independência instituição integrante da Rede de Saúde Divina Providência.

Enfermeiro pela Universidade Luterana do Brasil. MBA em Gestão Hospitalar pela Universidade La Salle. Supervisor do Serviço de Enfermagem da Unidade Cirúrgica do Hospital Independência instituição integrante da Rede de Saúde Divina Providência.

Prisla Ücker Calvetti, Departamento de Psicologia - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Pós-doutorado em Ciências Médicas pela UFRGS. Doutorado em Psicologia pela PUCRS.

Alexandre Ramos Lazzarotto, Mestrado Saúde e Desenvolvimento Humano. Universidade La Salle

Doutor em Ciências do Movimento pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Fraga, M. S. R., Calvetti, P. Ücker, & Lazzarotto, A. R. (2019). A qualidade de vida dos profissionais da enfermagem que atuam no centro cirúrgico. Barbarói, 1(53), 251-260. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12986

Edição

Seção

Artigos