A produção científica do serviço social na questão do suicídio

Autores

  • Francisco Elenilton Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0262-6520
  • Maria Graça Fonseca Rocha Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Ana Paula de Lima Silva Hospital Universitário Walter Cantídio

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.13045

Palavras-chave:

Serviço Social, Suicídio, Conhecimento, Prática Profissional

Resumo

O presente artigo visa identificar e analisar a produção científica do Serviço Social sobre a temática do suicídio e apresentar o relato de experiência da atuação profissional do/a assistente social no programa de prevenção ao suicídio, do hospital universitário da cidade de Fortaleza/CE. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo. Inicialmente, realizamos revisão bibliográfica das publicações em matéria de Serviço Social sobre a temática do suicídio e, em seguida, relato de experiência no Programa de Residência Integrada Multiprofissional como assistente social no programa de prevenção ao suicídio do hospital universitário da cidade de Fortaleza/CE. Apontamos como resultados a baixa produtividade científica dos/as assistentes sociais sobre o tema do suicídio configurando-se como uma lacuna na literatura e a urgência de apropriação dessa temática a fim de ampliar o arcabouço teórico metodológico visando a relação da questão social e o suicídio configurando a emergência de novas formas de atuação e dos processos de trabalho.

Biografia do Autor

Francisco Elenilton Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Serviço Social pelo Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Graça Fonseca Rocha, Hospital Universitário Walter Cantídio

Assistente Social do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Fortaleza/CE. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ana Paula de Lima Silva, Hospital Universitário Walter Cantídio

Assistente Social do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Fortaleza/CE e preceptora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde da Universidade Federal do Ceará (UFC) com ênfase em Saúde Mental.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos