Avanços e desafios do trabalho associado em processo de autogestão

Autores

  • Tiago de Garcia Nunes Docente pesquisador e extensionista nos cursos de Direito, Filosofia e Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas. Coordenador do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas - NESIC/UCPel. Integrante do Núcleo de Advocacia Popular - NAP/UCPel. Educador Popular. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. Integra o Grupo de Pesquisa ?Emancipação: trabalho, saberes, outras economias, movimentos sociais e democracia? - grupo vinculado ao PPG em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. Coordenador do projeto de pesquisa CNPQ: "Ampliação da ação extensionista do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC): comercialização justa e solidária e consumo responsável na Rede Bem da Terra". Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito. Mestre em Sociologia pelo Instituto de Sociologia Jurídica de Oñati - Universidade do Estudo de Milão e Universidade do País Basco. http://orcid.org/0000-0003-0716-6268

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.13072

Palavras-chave:

Processo de Consciência, Autogestão, Organizações de Trabalho Associado

Resumo

O padrão de sociabilidade forjado pelo capital não pode ser superado por decreto, como num passe de mágicas, ou ainda pela simples socialização dos meios de produção. O objetivo desta pesquisa é verificar se, e, em que medida o processo autogestionário em quatro Organizações de Trabalho Associado impulsiona transformações cotidianas das relações de trabalho, e se está relacionado a outras perspectivas mais amplas de luta política e pela emancipação. Tal abordagem, influenciada pela pesquisa-ação e pela enquete operária, interpreta o impacto da relação (autogestão x consciência) e os seus condicionantes, para problematizar os limites e as possibilidades da autogestão como mediação para aprimorar o processo de consciência e autodeterminação dos/as trabalhadores/as, ou seja: as rupturas e as continuidades do Trabalho Associado com a antiga forma merecem e precisam ser desvendadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago de Garcia Nunes, Docente pesquisador e extensionista nos cursos de Direito, Filosofia e Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas. Coordenador do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas - NESIC/UCPel. Integrante do Núcleo de Advocacia Popular - NAP/UCPel. Educador Popular. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. Integra o Grupo de Pesquisa ?Emancipação: trabalho, saberes, outras economias, movimentos sociais e democracia? - grupo vinculado ao PPG em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. Coordenador do projeto de pesquisa CNPQ: "Ampliação da ação extensionista do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC): comercialização justa e solidária e consumo responsável na Rede Bem da Terra". Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito. Mestre em Sociologia pelo Instituto de Sociologia Jurídica de Oñati - Universidade do Estudo de Milão e Universidade do País Basco.

Docente pesquisador e extensionista nos cursos de Direito, Filosofia e Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas. Coordenador do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas - NESIC/UCPel. Integrante do Núcleo de Advocacia Popular - NAP/UCPel. Educador Popular. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. Integra o Grupo de Pesquisa ?Emancipação: trabalho, saberes, outras economias, movimentos sociais e democracia? - grupo vinculado ao PPG em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. Coordenador do projeto de pesquisa CNPQ: "Ampliação da ação extensionista do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC): comercialização justa e solidária e consumo responsável na Rede Bem da Terra". Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito. Mestre em Sociologia pelo Instituto de Sociologia Jurídica de Oñati - Universidade do Estudo de Milão e Universidade do País Basco.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Nunes, T. de G. (2019). Avanços e desafios do trabalho associado em processo de autogestão. Barbarói, 1(53), 227-250. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.13072

Edição

Seção

Artigos