GÊNERO E SEXUALIDADE: REFLEXÕES PARA A DESCOLONIZAÇÃO DE PROCESSOS OPRESSIVOS

Autores

  • Alexandre Adalberto Pereira Universidade Federal do Amapá http://orcid.org/0000-0003-4029-1415
  • Ana Karem Brito Oliveira Universidade Federal do Amapá
  • Andressa Costa dos Santos Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, decolonialidade, educação, e filosofia.

Resumo

O presente texto apresenta reflexões teóricas que apontam para possibilidades de expressar identidades sexuais e de gênero em diversos espaços de sociabilidade considerando os fatores relacionados à sublevação dos pensamentos conservadores. Em seguida, intentamos compreender o fenômeno dos discursos conservadores como sendo um movimento político e social que faz uso dos recursos da linguagem para encenar processos de exclusão, que potencializam a eliminação física do outro em sua diferença em termos reais. Posteriormente, trazemos a categoria social mulher para o centro do debate nesta parte objetivamos compreender os marcadores que acentuam a estigmatização e a marginalização da identidade feminina. Em complemento desenvolvemos uma discussão acerca do protagonismo da mulher professora e filósofa e, para corroborar tal reflexão, pretendemos discorrer a respeito da decolonialidade como uma epistemologia que defende a retomada da representatividade, no campo do ser, do saber e do poder, de grupos que foram, através de um processo eurocêntrico/moderno de colonização, oprimidos, marginalizados e inferiorizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Adalberto Pereira, Universidade Federal do Amapá

outor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2008). Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2003) . Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Arte com ênfase em arte educação em articulação com a diversidade sexual. Interesses de pesquisa: gênero e diversidade sexual na educação; decolonialidade; saberes e práticas docentes na perspectiva da diversidade e; arte educação em contextos de diversidade

Ana Karem Brito Oliveira, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia, pela Universidade do Estado do Amapá (2012), e pós graduada em Gênero e Diversidade na Escola - GDE, pela Universidade Federal do Amapá (2016). Atualmente é professora da rede pública de ensino, na Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café. Tem experiência na área de filosofia, identidade, gênero e diversidade.

Andressa Costa dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Amapá (2018-2019), na linha de Educação, Culturas e Diversidades. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2016), com pesquisa na área de Gênero, Diversidade Sexual e Educação. Atualmente é integrante do grupo de pesquisa em Gênero, Educação, Diversidade e Decolonialidade (GPGED/UNIFAP).

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Pereira, A. A., Brito Oliveira, A. K., & Costa dos Santos, A. (2022). GÊNERO E SEXUALIDADE: REFLEXÕES PARA A DESCOLONIZAÇÃO DE PROCESSOS OPRESSIVOS. Barbarói, 1(61). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/13228