O ato de presentear como processo de sacralização: o escapulário como símbolo de amor e proteção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.14455

Palavras-chave:

Sacralização, Consumo, Objetos amados

Resumo

Com objetivo de compreender como acontece a sacralização do objeto de consumo escapulário para católicos realizou-se uma investigação qualitativa. Foram realizadas entrevistas com católicos que usam escapulário regularmente. Os discursos coletados passaram pela análise de conteúdo que revelou como resultado de pesquisa que o local do “sagrado” em relação ao escapulário, está vinculado à sua capacidade de proteger seu usuário. Ainda essa capacidade de proteção não está vinculada apenas ao objeto em si, mas no fato deste ter sido recebido como presente de uma pessoa amada. O que sacraliza então não é apenas a religião, mas a relação de afeto entre quem recebeu o escapulário de presente e a pessoa que o presenteou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Ruiz Golemba de Britto, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado-PPA da UEM e membro do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing)

Olga Maria Coutinho Pepece, Universidade Estadual de Maringá

Professora associada da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado-PPA da UEM. É membro do Grupo de Pesquisa G-como (Grupo de Estudos em Consumo de Moda) e do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing).

Ana Paula Celso de Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

Professora associada da Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora do Grupo de Pesquisa G-como (Grupo de Estudos em Consumo de Moda). Fez pós-doutorado na COPPEAD-UFRJ. Autora do livro Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto e co-autora do livro Consumo de Ativismo

Elisabete Camilo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado-PPA da UEM e professora colaboradora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

de Britto, L. R. G., Coutinho Pepece, O. M., Miranda, A. P. C. de, & Camilo, E. (2021). O ato de presentear como processo de sacralização: o escapulário como símbolo de amor e proteção. Barbarói, (58), 230-242. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.14455

Edição

Seção

Artigos