Audiovisual indígena Xavante na luta por direitos

Autores

  • Gilson Costa Universidade Federal De Mato Grosso
  • Dolores Galindo Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.14512

Palavras-chave:

Povos indígenas, Direitos, audiovisual.

Resumo

Este artigo busca demonstrar o uso do vídeo indígena como arma na luta por direitos. Para tal, baseia-se em duas peças audiovisuais. A primeira é o registro do confronto direto ocorrido entre indígenas da comunidade de Sangradouro e autoridades policiais do município de Primavera do Leste, impulsionado após a prisão, supostamente ilegal, de um jovem da comunidade. A segunda peça é uma reportagem realizada sobre a comemoração de 25 anos da luta do Povo Macuxi pela homologação Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Os dois vídeos foram produzidos pelo cineasta Xavante Divino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Costa, Universidade Federal De Mato Grosso

Graduado em Comunicação. Mestre em Estudos Linguísticos. Doutor em Cultura Contemporanea. É Professor de jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia.

Dolores Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), havendo realizado doutorado sanduíche no departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Atualmente é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Cultura Contemporânea (ECCO) da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Costa, G., & Galindo, D. (2021). Audiovisual indígena Xavante na luta por direitos. Barbarói, (58), 243-257. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.14512

Edição

Seção

Artigos