Estratégia da Saúde da Família: a dimensão articuladora do território

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14643

Palavras-chave:

Agente Comunitário de Saúde, Territorialização, Saúde Coletiva.

Resumo

O estudo, de caráter descritivo e analítico, visa examinar o processo de implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil efetivando serviços de saúde pública no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tal, utilizou-se a revisão de literatura e dados do Ministério da Saúde. Nesse contexto, destaca-se o valor da prática assistencial multi e interdisciplinar e da territorialização e do mapeamento como instrumentos importantes para a constante avaliação do programa, o planejamento das ações intersetoriais e a gestão das unidades e equipes da ESF, pois possibilitam o conhecimento das populações a serem atendidas e das condições sócio territoriais e de saúde das mesmas. Observa-se em 20 anos um aumento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e das equipes da ESF em todas as regiões do país, mas a reorganização da Atenção Básica (AB) em saúde continua sendo um dos maiores desafios para o aperfeiçoamento da gestão e provisão dos serviços, e por isso, para as equipes de profissionais envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucio Jorge Souza, Universidade do Vale do Paraíba

Gláucio Jorge de Souza é Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) com início 2017, Mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU ano de conclusão (2015), Pós Graduação Lattes Senso em Cuidados Críticos /Cardiologia - Universidade do Vale do Paraíba UNIVAP (2008) e Docência para Enfermeiros pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba FALC (2009), Graduação em Enfermagem Bacharel - Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (2006). Atualmente atua como Docente e Responsável Técnico no SENAC e na Graduação de Enfermagem da Faculdade de Educação de Guaratinguetá (FACEG), ministrando aulas teóricas e práticas assistências. Possui experiência nas áreas Assistenciais em Atenção Básica a Saúde, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Pronto Socorro, Clínica Médica, Atendimento aos pacientes Críticos no intra e no pré hospitalar, Cardiologia, Docência, Gerenciamento e Responsabilidade Técnica de Serviços de Saúde. Endereço Eletrônico: glauciojsouza123@gmail.com

Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba

Cilene Gomes Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994, 2001). Estágios de pós-doutorado concluídos no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (2017). Atualmente é docente-pesquisador do PLUR da Universidade do Vale do Paraíba e é coordenadora do Observatório da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sediado no Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEUR). Tem experiência no campo do ensino e pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos urbanos e regionais, planejamento urbano e regional, urbanização, metropolização e regionalização, rede urbana, cidades, sociedade da informação e comunicação, geotecnologias, participação social, cidadania, metodologia científica e psicologia social. Endereço Eletrônico: cilenegomes2011@gmail.com.

Valéria Regina Zanetti, Universidade do Vale do Paraíba

Valéria Zanetti: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora dos cursos de licenciatura em História e Geografia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil (Colonia e Império), Teoria da História, HIstória Contemporânea, Identidade, memória, Paleografia, escravidão e resistência. É membro do Comitê de Ética da UNIVAP, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Pro-Memória São José dos Campos, do Centro de Memória e História da Universidade do Vale do Paraíba, membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) e participa do Observatório da Paisagem (IPHAN, UNIVAP, UNITAU). Endereço Eletrônico: vzanetti@univap.br.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Souza, G. J., Gomes, C., & Zanetti, V. R. (2020). Estratégia da Saúde da Família: a dimensão articuladora do território. Barbarói, 141-163. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14643

Edição

Seção

Artigos