A pesquisa-intervenção em Psicologia: os usos do diário de campo

Autores

  • Maria Lívia Nascimento Professora titular de psicologia social da UFF
  • Flávia Cristina Silveira Lemos Profa. associada II de Psicologia Social/UFPA.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.14675

Palavras-chave:

Pesquisa-intervenção, Diário de campo, Análise institucional, Psicologia.

Resumo

Este artigo problematiza a pesquisa-intervenção pelos caminhos da análise institucional e de suas ferramentas. Para tanto, pensa o processo de pesquisa por meio da noção de implicação e traz o diário de campo como ferramenta fundamental para as análises. Há intempestivos no pesquisar e é preciso estar atento ao que René Lourau chamou “fora-texto”, aquilo que no círculo científico clássico não deve constar da asséptica escrita do texto final. O “fora-texto” é rico em possibilidade de análises, expõe as implicações, e sua escrita produz uma leitura da prática. Na intenção de entrecruzar diferentes ferramentas da análise institucional, o artigo procura trazer a pesquisa-invenção como uma metodologia que se interpõe aos princípios de neutralidade e objetividade da ciência positiva, às suas dicotomias e produção de verdades. Embora o pensamento de Renè Lourau conduza o artigo, não há uma leitura pura desse autor, mas deslocamentos nos usos de suas ferramentas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lívia Nascimento, Professora titular de psicologia social da UFF

Professora titular de Psicologia Social-UFF

Flávia Cristina Silveira Lemos, Profa. associada II de Psicologia Social/UFPA.

Possui graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2003) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2007). Professora de psicologia social associada II/UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ PQ2.

Downloads

Publicado

2020-07-05

Como Citar

Nascimento, M. L., & Lemos, F. C. S. (2020). A pesquisa-intervenção em Psicologia: os usos do diário de campo. Barbarói, (57), 239-253. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.14675

Edição

Seção

Artigos