Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social

Autores

  • Lindamar Alves Faermann Universidade de Taubaté
  • Angela Michele Suave Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14688

Palavras-chave:

Serviço Social, Trabalho Educativo, Contribuições de Grasmci e Paulo Freire.

Resumo

Este artigo reflete sobre as possibilidades do trabalho educativo no campo profissional do Serviço Social e suas implicações ideopolíticas no cotidiano de vida dos sujeitos atendidos pelos assistentes sociais em seus diferentes espaços de atuação. A conjuntura brasileira, marcada por enormes desafios decorrentes da ofensiva neoliberal em pleno vapor, do avanço da extrema direita e do irracionalismo que tomou conta do país, sobretudo nos últimos dois anos (pré e pós-eleição Bolsonaro), tem exigido dos profissionais intervenções que recuperem e/ou privilegiem o trabalho educativo junto à população usuária, valendo-se de mediações político-pedagógicas que contribuam com a formação de sua consciência crítica, tendo em vista a construção de ideias e de práticas contra-hegemônicas, bem como o reconhecimento dos processos de espoliação que vivenciam para que busquem o atendimento de suas necessidades. Nessa direção, aponta-se a contribuição do pensamento de Gramsci e de Paulo Freire para viabilizar o trabalho educativo no Serviço Social sob as bases do projeto ético-político profissional, de modo que seja possível ampliar percepções, sentidos e ações, além de ousar e resistir frente ao colapso instalado na sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindamar Alves Faermann, Universidade de Taubaté

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela PUC-SP (2007), Doutora em Serviço Social pela PUC-SP (2014). Professora da Universidade de Taubaté -UNITAU desde 2006. Atua como docente no Curso de Graduação e da Pós-Graduação. Atualmente coordena o Curso de Serviço Social da UNITAU e curso de Pós-graduação Lato Sensu em Instrumentalidade Profissional do Assistente na mesma Instituição. Membro do corpo editorial da Revista Emancipação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Líder do Grupo de Estudos "Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais", certificado pelo CNPq, com produções na área de fundamentos do Serviço Social, trabalho e política educacional. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Serviço Social da UNITAU. Possui experiência profissional na área de educação e assistência social.

Angela Michele Suave, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (2002), mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é professor assistente da Universidade de Taubaté no Departamento de Serviço Social, no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano e nos cursos de especialização de Instrumentalidade Profissional em Serviço Social e de Intervenção com Famílias na área da Psicologia. Coordenadora dos Projetos de Extensão “Desenvolvendo a Educação Socioemocional na Escola” com crianças do Ensino Infantil da rede municipal do município de Taubaté e "Apoio e Prevenção ao Suicídio de Jovens". Presta assessoria científica à Revista Políticas Sociais da Universidade Federal do Maranhão. Editora executiva da Revista Ciências Humanas. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, movimentos sociais, política social, direitos sociais e famílias. Trabalhou como assistente social em projeto interdisciplinar, envolvendo as áreas da Assistência Social, Educação e de Saúde para o atendimento de famílias com crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. Coordenou e participou de outros projetos de extensão nas áreas da Educação, Direito Social e Assistência Social.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Faermann, L. A., & Suave, A. M. (2020). Tempos de colapso, tempos de lutas: contribuições do trabalho educativo no serviço social. Barbarói, 01-21. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14688

Edição

Seção

Artigos