Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14766Palavras-chave:
História do currículo, teoria curricular, pedagogia tradicional.Resumo
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica objetivada a compreender o sentido dado à dinâmica curricular a partir das nuances sócio‐político‐culturais que se protagonizaram nos Estados Unidos da América durante o primeiro meado do século passado. Configura-se em cinco tópicos consequentes, a partir de um espectro histórico, que discorrem desde o processo de institucionalização da educação em massa, fomentador do surgimento da Teoria Curricular Tradicional (primórdios do século passado), até o momento de crise da proposta curricular de Tyler (meados do século XX). Também é alvo de especulação deste estudo, no decorrer do trajeto histórico considerado, evidenciar as contribuições de Dewey e Bobbit frente à Teoria Tradicional do Currículo. O esforço de síntese paira sobre o desfalecimento desta perspectiva curricular frente à necessidade humana pela reconfiguração do abarrotado cenário educacional norte-americano.Downloads
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Publicado
2020-01-06
Como Citar
Maia, J. C. A. (2020). Reminiscências da Teoria Tradicional do Currículo: um mapeamento da conjuntura norte-americana sobre o inaugurar do século XX. Barbarói, 282-294. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14766
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Artigos
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