O assistente social e o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

Autores

  • Allan Jones Andreza Silva Polícia Militar da Paraíba
  • Daniele de Araújo Nogueira Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14876

Palavras-chave:

Mulher, Violência, Assistente Social, Direitos,

Resumo

Este trabalho trata sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, partindo do questionamento sobre como deve atuar o assistente social frente às ocorrências desta natureza. Como objetivos específicos tem-se a apreciação da complexidade e características da temática e a verificação da importância deste profissional nestes tipos de casos. Sob o ponto de vista metodológico utilizou-se as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, como instrumentos hábeis para possibilitar uma abordagem dedutiva, ocasião na qual a revisão bibliográfica coligida deve subsidiar as análises para estipular as condições de exercício do profissional de assistência social diante do problema tratado. Diante do precário conhecimento sobre as vicissitudes da violência doméstica, muitas vítimas têm dificuldades para reconhecer sua vitimização, ocasionando deficiência na detecção pelos profissionais envolvidos no atendimento (policiais, médicos etc.), o que apenas pode ser suprido pela escuta qualificada e intervenção do assistente social, através da orientação sobre direitos e garantias assecuratórias da integridade física, psicológica, patrimonial, moral e sexual da mulher em estado de vulnerabilidade, articulação da rede de atendimento e devidos encaminhamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Jones Andreza Silva, Polícia Militar da Paraíba

Mestre em Ciências Jurídicas (UFPB), Especialista em Direitos Fundamentais e Democracia (UEPB), Bacharel em Direito (UEPB), Bacharel em Segurança Pública (PMPB), Docente da PMPB, Capacitado em Análise Criminal (SENASP).

Daniele de Araújo Nogueira, Universidade Norte do Paraná

Bacharel em Serviço Social (UNOPAR), capacitada em prevenção ao uso de drogas (UFSC)

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Silva, A. J. A., & Nogueira, D. de A. (2020). O assistente social e o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Barbarói, 44-67. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14876

Edição

Seção

Artigos